x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 87

Discursão do cálculo e analise do índice de lucratividade em casos específicos.

Everton Ferreira da Silva

Everton Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 15:20

Bom Tardes Amigos,

Estou efetuando uma analise onde dentre outros índices utilizo o índice de lucratividade (obtido pela divisão do lucro líquido anual em relação à receita total), porém no DRE da empresa em questão em alguns anos teve elevadas receitas financeiras e ressarcimento de impostos períodos anteriores (via Perd/Comp) em alguns períodos e isso tem causado distorções na análise.

Grande parte da literatura disponível do assunto leva em consideração apenas as receitas operacionais no cálculo, mas visto que no lucro líquido essas receitas adicionais então embutidas acredito que para casos como esse o cálculo tradicional fica comprometido.

Gostaria de ouvir uma segunda opinião dos colegas aqui presentes.

Agradeço desde já aos que se dispuserem a colaborar.

Att.

Everton F. Silva
Rafael Casagrande

Rafael Casagrande

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 28 julho 2020 | 19:52

Olá Everton, boa tarde

Eu entendo que, como a fórmula da lucratividade menciona lucro líquido vai ter o impacto do resultado financeiro mesmo, e é de fato é uma receita para empresa, apenas não está relacionada a operação.

Como esse evento das receitas financeira no seu caso é esporádico, eu faria o cálculo sem considerar as receitas financeiras também, para comparabilidade com períodos anteriores e também entendem o impacto que essas receitas financeiras exercer sobre a lucratividade atual. Lembrando que essa opção é para ter uma visão gerencial, o cálculo real oficial deve seguir a fórmula Lucratividade = (lucro líquido/receita bruta) x 100

Espero ter ajudado :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.