x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.139

Mútuo - dúvidas.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 14:36

Olá pessoal, boa tarde. Tudo bem com vocês? Tenho uma dúvida aqui, quem sabe vcs podem me ajudar, não?
Então, uma empresa adquiriu três financiamentos no Banco e logo depois fez a transferência desses valores para a conta corrente de uma outra empresa, ou seja, um contrato de mutuo.
Todos os valores ref. a esses financiamentos são classificados como um novo mutuo, como as despesas de IOF, tarifas, juros, tudo relacionado com esses financiamentos são valores que são classificados como mutuo.
Enfim, gostaria de saber como fazer essa contabilização, pq não sei se devo reconhecer isso como despesas da mutuante ou empréstimos da mutuária, inclusive se eu não lançar na conta da mutuante, como vou baixar esse empréstimo? Vai ficar lá no passivo em aberto, sendo que na verdade ele é pago mas caracterizado como um novo mutuo.
Se alguém puder me dar uma ajuda, desde já agradeço.
Obrigada a todos!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 14 março 2010 | 15:20

Boa tarde Gisele,

As operações financiamentos e mútuo não devem estar relacionadas, ainda que (neste caso) a última seja decorrente da primeira.

Sem entrarmos nos demais aspectos da questão, tenha em conta que:

1) - A mutuante celebrou contratos de Financiamentos com o Banco e a ela é devida a assunção de todas as despesas decorrentes de encargos destes financiamentos.

2) - A mutuária nada deve ao Banco em questão, sua dívida é única e a que consta do Contrato de Mútuo celebrado com a mutuante.

Face ao exposto, a Mutuante não pode elaborar novos contratos repassando os encargos dos financiamentos à mutuária a cada vez que lhe são imputadas novas despesas ou encargos, pois tratam-se de encargos seus (da mutuante).

Para que as despesas com tais encargos sejam absorvidas e cobrados da mutuária, desonerando a mutuante, há que haver (no Contrato de Mútuo) clausula incluindo encargos idênticos.

Nestes termos a mutuante registrará os financiamentos, assumirá os encargos e pagará as parcelas dos financiamentos independentemente do Contrato de Mútuo celebrado com a outra empresa.

...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 15:04

Olá Saulo, tudo bem?
Foi isso o que eu pensei também, que se a mutuaria ficar devendo as parcelas, as amortizações, estaria errado e no final das contas esse débito ficaria enorme.
Vou passar essa situação para ambas as empresas, apesar de fazer a contabilidade de apenas uma e resolver isso.
Muito obrigada!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade