Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 10.887

Erro o Balanço Patrimonial da ECD

Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 08:27

Pessoal,

em maio de 2019 veio uma empresa do Lucro Real aqui pro nosso escritório. O antigo contador transmitiu a ECD até 30/04/2019. Porém eu estou com problemas na minha (pois é, não transmiti porque não consegui solucionar). 

Quando a empresa veio pra cá nós fizemos todo o cadstro de saldos iniciais no programa de Contabilidade (usamos Folhamatic / Sage). Ocorre que ao gerar o arquivo, ocorrem 18 erros. Acredito que a maioria deles esteja relacionado a esses dois:

- No Balanço Patrimonial, o somatório do saldo inicial do Ativo está diferente do somatório do saldo inicial do Passivo.
No Balanço Patrimonial, o valor do saldo inicial do último nível do Ativo deve ser igual ao valor do saldo inicial do último nível do Passivo e Patrimônio Liquido.

De fato, se tentamos emitir um balanço em 01/05/2019, quando a empresa veio pra cá, ocorre essa diferença entre ativo e passivo, mas creio eu que por conta das contas de resultado e despesas e receitas que o programa Contábil está considerando. Eu até recupero a ECD anterior (transmitida pelo antigo contador, no período de 01/01/2019 a 30/04/2019), mas os erros persistem.

Eu não sei mais como resolver isso! Alguém pode me dar uma ajuda ou se prontifica a dar uma olhada nos arquivos?

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 11:05

Bom dia

Ao gerar o J005

Informe a data onde foi encerrado o ultimo balanço exemplo 31/03 informa 01/04/2019 e ao vlaidar, vc precisa no SPED iniciar os saldos com os valores do balanco fechado se seu sistema nao gerar com os saldos em 31/03 , informe esses valores manuais no PVA que vai passar!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 11:52

Bom dia, José Carlos

desculpe, não entendi. O antigo contador transmitiu o arquivo de janeiro a abril. Não há balanço encerrado ali. Mas o meu arquivo gerado de maio a dezembro ocorre esse erro entre ativo e passivo, que são os saldos iniciais que cadastramos do balancete encerrado em 30/04 com o antigo contador (que consta inclusive na ECD que ele transmitiu). Aí então os outros 14 erros eu creio que sejam em decorrência destes dois que eu elenquei acima.

Na minha tela de geração do arquivo, no sistema Folhamatic/Sage, ele tem a opção "Período de" e eu digito 05/2019 a 12/2019.

Outra dúvida que eu tenho é em relação à opção: "Indicador de início de período" na geração do arquivo. Ele tem 4 opções: "Normal (início no primeiro dia do ano)", "abertura", "resultante de fusão...",  e "início da obrigatoriedade da entrega da ECD no curso do ano-calendário". Acredito que a única opção em que se encaixa é a "Normal", porém eu estou gerando a partir de maio, não no primeiro dia do ano (já entregue pelo outro contador).

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 12:00

Ok quando foi o último encerramento se foi em 31.03 ou 31.12.2018

Seu J005 deve ser gerado com a data inicial ou em 01.04.2019 ou 01.01.2019 informando os saldos iniciais e finais do período ao qual foi encerrado.

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Adriano Rabello

Adriano Rabello

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 12:06

Veja, o arquivo transmitido pelo antigo contador (período de 01/01/2019 a 30/04/2019) não possui balanço (verifiquei aqui e só tem os balancetes). Entendo, então, que o último encerramento foi 31/12/2018, certo? 

José,

será que eu poderia lhe enviar os arquivos txt para você dar uma olhada, se não for pedir demais (por este email que você tem em sua assinatura)? Eu cadastrei o saldo inicial manualmente no arquivo txt gerado, que é o de encerramento em 31/12/18, mas também não deu certo.

Marcelo Menezes

Marcelo Menezes

Prata DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 3 anos Sábado | 1 agosto 2020 | 14:46

Amigos, reestabelecemos a Contabilidade de uma empresa vinda de um outro escritório.
Descartamos a contabilidade anterior, pelo excesso de erros. Porém, agora não conseguimos entregar a ECD por causa da divergência dos saldos.

Alguém sabe como resolver isso?

Marcelo Menezes
Contabilista
João Luiz Pacheco Bento

João Luiz Pacheco Bento

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Terça-Feira | 28 junho 2022 | 15:28

Pessoal, boa tarde. Também estamos com o mesmo problema.
Jose Carlos Barbosa Pereira, quando você diz "informe esses valores manuais no PVA que vai passar!", em qual ficha deve ser cadastrado o PVA? Só nos registros J?

Cordialmente,

João Luiz Pacheco Bento

João Luiz Pacheco Bento

João Luiz Pacheco Bento

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 29 junho 2022 | 10:14



BRUNO DE SOUZA SILVA
O nosso período é de 1/06/2021 a 31/12/2021
nós fizemos a seguinte alteração:
No J005 colocamos a data de 01/04/2021 a 31/12/2021
Alteramos o J100 com saldos iniciais igual ao último balanço fechado (31/03/2021)
No J150 alteramos os saldos iniciais para ZERO conforme apuração do balanço de 31/03/2021
Os saldos finais somando a apuração do novo período.
Assim, se conferi o DRE o saldo estará fechado com o período que compete à sua responsabilidade e o BP também. 
João Bento
Oculto WhatsApp Bruno de Souza Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.