x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 49

Valor despesa devolvida

Juliety

Juliety

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2020 | 10:28

Olá pessoal,alguém poderia me ajudar?
 
Eu tenho uma empresa de lucro presumido e faço o encerramento trimestral.

No primeiro trimestre a empresa teve uma despesa com evento e logo depois, no segundo
trimestre houve a devolução do mesmo valor da despesa, por conta do
cancelamento do evento.

Eu fiz o lançamento em outras receitas mas para a empresa entende-se que deveria ficar
dentro da mesma conta da despesa.

Pois sabemos,que a natureza de despesas é devedora é não podendo ficar com saldo credor.

Para a empresa o valor impacta no resultado a distribuir para os funcionários; Que para a base de cálculo do PLR não incluí outras
receitas e despesas.

Fico na dúvida, se deixo na conta de despesa, mesmo com o saldo ficando com negativo ou devo lançar em outras receitas e explicar para
eles?


Terias alguma sugestão?
 

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2020 | 12:08

Juliety,

A rigor a despesa deveria ser reconhecida somente por ocasião da realização do evento. Antes disso seria um ativo - despesas pagas antecipadamente.
Lançar em receita ou estornar a despesa não afeta o resultado final; por isso, eu recomendo que vc faça o que o cliente quer e ele ficará feliz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.