x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 712

Continuar a escrituração contábil de empresas sem os saldos anteriores.

Elthon Lima Silva

Elthon Lima Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 11 agosto 2020 | 16:37

Boa tarde pessoal!

Uma empresa aberta em 2017 chegou ao escritório em meados de 2019.

Não há escrituração feita nos períodos anteriores, e tampouco tenho conhecimento das receitas e despesas dos períodos anteriores para escriturar.

A duvida é: Como "continuar" com a contabilidade desta empresa? como devo proceder nessa situação?

Elthon Lima
Auxiliar de escrita fiscal
21 99117-0614
William P. Da Silva

William P. da Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2020 | 11:03

Elthon

O melhor a se fazer nesse caso seria pedir toda a documentação a ele, até porque ele tem a obrigação de guardar a movimentação financeira por 5 anos, e fazer o lançamento desse período, claro cobrando pelo serviço.

Se for inviável fazê-lo, faça um um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento lançando como contra partida a conta "Balanço de Abertura (PC)". e informe os saldos iniciais que apurar, de preferência em 31/12 do ano anterior ao que a sua empresa assumiu a contabilidade, se não for possível, faça os registros de saldos iniciais do inventário e informe os saldos no dia anterior ao início da vigência do seu contrato com eles, e após vá fazendo a contabilidade normal, mas sempre deixe tudo formalizado com seu cliente e dos possíveis passivos fiscais que poderão acontecer no futuro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.