x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.785

Contabilizando Consórcio

Rita Reis

Rita Reis

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 14:40

Boa tarde!

Para não ter problema com pessoas no forúm, estou descrevendo a minha dúvida detalhadamente:

Depois de pesquisar no Forúm, e não encontrar resposta para minha dúvida, pois as dúvidas postadas são diferentes da dúvida em questão. Se alguém poder esclarecer, ficarei grata.

A empresa fez um consórcio de 48 meses, num valor de R$ 75.000,00, pagou R$ 97.000,00, não foi contemplada e resolveu adiantar as 12 últimas parcelas, com isso recebeu uma carta de crédito no valor de R$ 93.000,00, pois a mesma não quis ficar com o veículo. Como ficaria esse lançamento? Como daria a baixa nessa conta do ativo? Pois a mesma está ficando com o saldo credor.

Att.

Rita Reis

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 15 março 2010 | 15:44

Olá Rita

Antes do recebimento da carta de crédito todas as prestações devem estar registradas em conta do Ativo.

D - AQUISIÇÃO DE BENS ATRAVÉS DE CONSÓRCIO
C - CAIXA OU BANCOS

Inclusive as parcelas adiantadas.

Quando houver a contemplação o registro seria:
D - VEÍCULOS (Ativo Imobilizado)
C - AQUISIÇÃO DE BENS ATRAVÉS DE CONSÓRCIO
C - QUOTAS DE CONSÓRCIO A PAGAR (Passivo Circulante)
C - QUOTAS DE CONSÓRCIO A PAGAR (Exigível a Longo Prazo - "se for o caso")

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
Juliana Rodrigues

Juliana Rodrigues

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 14 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 19:20

Oi, boa noite

Não sei se esse seria o tópico adequado para fazer essa pergunta, e não encontrei nos tópicos a resposta para minha dúvida . Procurei algo parecido, e para não precisar criar outro, vou perguntar aqui mesmo. Estou contabilizando uma empresa optante pelo Lucro Real, que recebeu como forma de pagamento um consórcio ainda não contemplado. Gostaria de saber se a taxa administrativa paga pelo antigo dono posso aproveitar como despesa, pois contabilizei no imobilizado em andamento apenas o valor do principal sem os encargos. Exemplificando:
Prazo de duração do consórcio: 120 meses
Vlr atual do bem: R$81.589,00
Vlr pago em %: 19,2924
Total a pagar em %: 80,7076

A empresa me enviou um relatório de pagamentos da 01 a 24 parcelas do antigo dono, que totalizou R$ 19.175,85, ou seja, foi isso que ele recebeu como pagamento. Então eu calculei a porcentagem paga ate o momento (19,2924%) que deu R$15.740,48. Gostaria de saber se essa diferença eu posso lançar como despesa financeira e aproveitar para cálculo do imposto trimestral, ou só devo lançar no ativo em andamento o que foi pago como principal?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade