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DRE EM PROVEDOR DE INTERNET

Iuri

Iuri

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 3 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2020 | 21:26

Boa noite senhora(e)s! Trabalho no setor financeiro de um provedor de internet e estou em busca de conhecimento na área para produção de uma DRE (competência e caixa).

Minha dúvida inicial se refere a contabilização das receitas, uma vez que que pelo regime de competência, devemos contabilizar as receitas e despesas, indiferentemente de seus recebimento e/ou pagamentos, se baseando no fato gerador. Por sua vez, realizamos a prestação de um serviço continuado (e incerto quanto ao prazo de duração). Dessa maneira, para uma apuração mensal de resultados, a receita seria as novas adesões incluindo seus doze meses de mensalidade (período de fidelização) ou as mensalidades recebidas no período (clientes antigos) mais os valores pagos por novas adesões? Na segunda opção, seria de fato as notas fiscais gerada no período.

Quanto as despesas, devo contabilizar o CSP somente dos novos entrantes ou também dos cliente que já aderiram em meses anteriores e estão pagando suas mensalidades?

Adotando o regime de competência, alguns gastos como energia das centrais de fornecimento, simples nacional, comissões sobre vendas, entre outros ainda não foram apurados, devemos então realizar um lançamento de provisão para esses valores?

No caso de uma DRE por regime de caixa, como ficaria os lançamentos de receita e despesas? Seriam lançados efetivamente as entradas e despesas que ocorreram mês? Sem sim, quais seriam os benefícios de analisar uma DRE assim, uma vez que teríamos basicamente um fluxo de caixa direto, de forma mais aberta, distinguido custos e despesas.

Caso haja algum material específico ao setor favor deixar indicação.


Desde já deixo um grande agradecimento a todos! E peço desculpas se não fui claro ou muito extenso.

HENRIQUE SALES DOS SANTOS

Henrique Sales dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Gerente Controladoria
há 3 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2020 | 09:06

Bom dia Iuri, tudo bem?
1) O correto para uma DRE é adotar o regime de competência;
2) Deve-se contabilizar todas as despesas e receitas do período (independentemente de serem clientes novos ou antigos), observando sempre a necessidade de rateio caso seja devido;

Henrique Sales dos Santos
Gerente de Controladoria

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