Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.406

Clientes diversos

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 14:55

Boa Tarde!!
Estou com uma dúvida, se alguém souber me confirmar eu ficaria extremamente grata. 
Acontece que os lançamentos da empresa q eu faço a contabilidade vez ou outra vem uma venda de carnê oq eu contabilizo da
seguinte forma:
D - clientes Diversos (conta a rec)
C - Estoque (RES.
e quando o mesmo paga uma parcela eu vou dando baixa:
D - Caixa (AC)
C - Clientes diversos (conta a rec)
o mês q eu estou fazendo deu como se não fossem pagas todas as parcelas, a conta clientes diversos deu um saldo credor.
ai ei pergunto, eu devo esperar até o final do ano para colocar oq faltar (se faltar) como devedores duvidosos, é normal ele ficar com saldo credor, ou eu deveria colocar como uma conta transitória?

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 21:17

Boa noite, bom se a a posibilidade de receber esta quantia o ideal é colocar como conta transitória, posso te dar uma ideia na minha opinião o ideal também seria criar uma provisão para devedores duvidos que é feita antes de cada exercicio social.

Mikaely Vieira

Mikaely Vieira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 10:05

Bom Dia!!
Fernando Roman Ximenes, entendi mais ou menos seu ponto de vista, mas se vc me mostrar o lançamento como ficaria eu poderia ter uma noção melhor. mas desde já eu agradeço por ter se dado o trabalho de responder.
Hugo Ribeiro, veja bem, a conta "clientes diversos" é uma subconta da conta "clientes" eu não uso clientes pq ela é uma conta analítica e a conta "vendas" é um subconta do "estoque", no caso "revenda de mercadoria".

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2020 | 20:17

Boa noite Mikaely, obrigado por me chamar de novo fico feliz em tentar ajudar, bom as contas transitórias  servem para calcular lucro ou prejuízo, depois devem ser encerradas, nãoaprecem na demonstração do rezultado nem no balanço patrimonial. Ou seja é uma forma de justificar da onde veio o lucro ou prejuizo naquele momento. Já a PCLD é uma conta de natureza credora que faz parte do ativo circulante, é uma conta redutora do ativo, entra com saldo negativo no ativo deduzindo os saldos a receber dos clientes (conta duplicatas a receber).
D- Despesas com PCLD 
C- PCLD 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.