Daniel Tassinari Dias
Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa tarde pessoal. Trabalho em uma empresa de economia mista do RS, e participo dos processos de licitação, executando as análises econômico-financeira das licitantes.
No correr dos anos tenho me deparado com empresas que me assombram com uma situação para mim muito particular: são empresas com ativo imobilizado zero. Não são empresas com imobilizado totalmente depreciado, mas sim, empresas que realmente não tem nenhuma informação na conta!!!! Ou seja, a empresa não tem um computador, nem mesmo uma mesa ou cadeira para trabalhar..., e o estoque de materiais (alguns volumosos) não tem onde ficarem guardados. Sequer a empresa tem indicação de aluguel de alguma sala ou galpão.
Pergunto se alguém tem informação sobre a legalidade desta característica nestas empresas, ou material de estudo sobre o assunto.
Em 28/8/2020 - Venho relatar a resposta que obtive com uma consultoria a respeito da mesma questão.
De acordo com eles não há impedimento legal para a inexistência de ativo imobilizado, no entanto, para o caso específico que tenho em análise, me sugeriu pedir o Livro Registro de Inventário da empresa (é uma empresa com R$ 30.000,00 de produtos de limpeza em estoque, sem ter indicação de um lugar onde possa ficar guardado este material).
Aproveitei também para pedir uma Declaração de Inexistência de Ativo Imobilizado, conforme vi indicado aqui no fórum, em outro questionamento, embora ainda me falte a base legal para esta declaração.
Agradeço.