Rodrigo Souza
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Trabalho em uma incorporadora de imóveis que desenvolve projetos de construção e venda de loteamento em bairros planejados.
A empresa controla vários empreendimentos através de diferentes sociedades. Conforme inicia-se um novo empreendimento, existem algumas despesas e custos iniciais de abertura de área, regularização da obra, registro na junta comercial e etc. Entretanto, nesse momento o empreendimento ainda não está regularizado e não possui CNPJ em aberto.
Dessa forma, a empresa controladora banca os custos e despesas iniciais e depois é ressarcida através de mútuo financeiro.
Os lançamentos dessa operação são realizadas da seguinte forma:
Momento 1.
Controladora.
D - Fornecedor.
C - Banco.
Momento 2. (Após a abertura de CNPJ da 2 empresa)
Coligada.
D - Despesa/custo na empresa.
C - Empréstimo a pagar. (à controladora)
Controladora
C - Empréstimos a receber ( da coligada)
D - Banco
Minha dúvida é, Esses lançamentos estão corretos? Qual seria a melhor forma de registrar essa operação, levando em consideração que no primeiro momento a empresa 2 ainda não existe, mas preciso lançar esses custos iniciais futuramente para fins de cálculo do POC.
Esse lançamento existe? D - Custo/ C - Empréstimo a pagar. Até o momento não tinha presenciado esse tipo de lançamento, me disseram que chama-se ''Custo ativado" mas não encontrei nenhuma menção sobre isso nos pronunciamentos contábeis.
Conto com ajuda de vocês, obrigado!