x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 268

LIMITE DE GANHOS NO MEI

Arthur

Arthur

Iniciante DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 5 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 11:01

Bom dia amigos! 
Abri um MEI durante essa crise e graças a Deus vem dando muito certo. Porém estou começando a ficar preocupado com o limite. Toda movimentação da minha empresa e feita em uma conta juridica que eu abri no banco inter. Já entrou esse ano um total de 73.621,70 reais, porem desse valor, apenas 56.971,70 foram com nota fiscal, o restante nao teve nota, já que MEI não é obrigado a emitir nota pra PF. Nesse caso, já que o MEI tem o limite de 81 mil, esse limite seria apenas do que eu emitir nota? Ou de tudo que entra na minha conta? Pq já usei a conta pra movimentar um dinheiro também, não foi lucro direto do meu MEI, por isso fiquei na duvida.. 

Dgershon Cabral Câmara

Dgershon Cabral Câmara

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 12:53

Oi, Arthur. A movimentação bancária não representa necessariamente faturamento, o que interessa para fins fiscais é a contabilidade (completa ou livro caixa, opcional no caso do MEI), e a declaração mensal de faturamento bruto. Dentro do seu faturamento bruto (somatório do que você recebeu ou tem a receber em razão das atividades normais da sua empresa) devem ser considerados os valores com nota e sem nota, discriminados em campos específicos da declaração.
Você tem preenchido esta declaração? Ela deve ficar à disposição da fiscalização.
Quanto à movimentação da conta da pessoa jurídica, você deve sempre separar o que é seu enquanto pessoa física do que é da empresa, sob pena destes valores serem considerados lucros não declarados caso haja uma fiscalização e não seja possível comprovar a origem destes valores já que eles não foram informados na declaração mensal de faturamento bruto.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies