x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 172

LIMITE DE GANHOS NO MEI

Arthur

Arthur

Iniciante DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 11:01

Bom dia amigos! 
Abri um MEI durante essa crise e graças a Deus vem dando muito certo. Porém estou começando a ficar preocupado com o limite. Toda movimentação da minha empresa e feita em uma conta juridica que eu abri no banco inter. Já entrou esse ano um total de 73.621,70 reais, porem desse valor, apenas 56.971,70 foram com nota fiscal, o restante nao teve nota, já que MEI não é obrigado a emitir nota pra PF. Nesse caso, já que o MEI tem o limite de 81 mil, esse limite seria apenas do que eu emitir nota? Ou de tudo que entra na minha conta? Pq já usei a conta pra movimentar um dinheiro também, não foi lucro direto do meu MEI, por isso fiquei na duvida.. 

Dgershon Cabral Câmara

Dgershon Cabral Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 12:53

Oi, Arthur. A movimentação bancária não representa necessariamente faturamento, o que interessa para fins fiscais é a contabilidade (completa ou livro caixa, opcional no caso do MEI) , e a declaração mensal de faturamento bruto. Dentro do seu faturamento bruto (somatório do que você recebeu ou tem a receber em razão das atividades normais da sua empresa) devem ser considerados os valores com nota e sem nota, discriminados em campos específicos da declaração.
Você tem preenchido esta declaração? Ela deve ficar à disposição da fiscalização.
Quanto à movimentação da conta da pessoa jurídica, você deve sempre separar o que é seu enquanto pessoa física do que é da empresa, sob pena destes valores serem considerados lucros não declarados caso haja uma fiscalização e não seja possível comprovar a origem destes valores já que eles não foram informados na declaração mensal de faturamento bruto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.