x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 351

Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 20:32

Caros colegas, boa noite.
Sou Tesoureiro Auxiliar na igreja que faço parte e faço alguns relatórios gerenciais para apresentar os resultados, ajudar nas tomadas de decisões da diretoria e mostrar a realidade financeira e econômica da instituição.  

Além de aplicar o Fluxo de Caixa (Projetado e Realizado) estou tentando fazer uma espécie de DRE Gerencial para mostrar o resultado econômico da igreja no período. Porém, me deparei com uma situação que me deixou chateado em não conseguir entender (já estou fora do ramo há muitos anos e tenho mais experiência na área financeira e gerencial).

Exemplo: as despesas fixas (energia, internet, água, prebendas pastorais) cujas competências são de 09/2020, lanço na DRE Gerencial de 09/2020. Assim como todas as Receitas do referido mês. Mas, devido a Pandemia, a receita diminuiu e, nesse mês, não conseguirei pagar todas as prebendas (ficará um saldo a pagar). No caso, o saldo da prebenda de 09/2020 será lançada no fluxo de caixa de 10/2020 e paga em 10/2020.

Em qual DRE eu lanço esse saldo que não consegui pagar? Em 09/2020 mesmo ou na DRE de 10/2020?

Lembrando que não é a DRE contábil, mas sigo a mesma estrutura adequada à realidade da igreja. 

Att
Davi Araújo Pinheiro
Davi Araújo Pinheiro

Davi Araújo Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2020 | 15:08

Fernando, muito obrigado pela resposta.
Uma outra dúvida me surgiu agora:

No mês de Setembro/2020 arrecadei R$ 5.000,00 e gastei com despesas fixas no valor de R$ 4.000,00; restando um lucro econômico de R$ 1.000,00.

Porém, nesse mesmo mês, fiz reformas e tive despesa de varável no valor de R$ 4.000,00 (valor em caixa de saldos anteriores, meses anteriores / fluxo de caixa). Na DRE de Setembro, o resultado será negativo? 

Att
Davi Araújo Pinheiro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.