x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 771

Como contabilizar um reembolso de despesa a uma sócia PJ

Patricia Vasconcelos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2020 | 20:34

Prezados Colegas, boa noite!

Estou em dúvida como contabilizar a devolução ou reembolso de um pagamento feito indevidamente  da empresa X pela empresa Y, sendo que a empresa Y é sócia da empresa X, pois o mesmo financeiro efetua os pagamentos das duas empresas e equivocou-se em realizar os pagamentos de duas compras, cada NF em nome de suas respectiva empresa, somente pela empresa Y.

Podem me orientar a melhor forma de contabilizar essa devolução para a empresa Y ?

Att

Patricia Vasconcelos

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 4 anos Sábado | 26 setembro 2020 | 13:16

Boa tarde colega Patricia, bom neste caso o ideal é fazer um estorno (Utilizado quando ocorre duplicidade de um mesmo lançamento contabil, ou por erro no lançamento da conta debitado ou creditada). 

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2020 | 10:41

Bom dia colega Fernando, 

Desculpe, não compreendi como fazer esse estorno da duplicidade, quando na verdade foi um pagamento indevido feito pela sócia outra PJ, sendo a despesa de sua coligada. Será que posso abrir uma conta no passivo em contas a pagar como: conta corrente de sócio  e fazer essa devolução para a sócia PJ desta forma?
Pois, a sócia não reconheceria essa despesa que não é dela e lançaria esse pagamento indevido em contas a receber com coligada para baixar quando recebesse  a devolução de sua coligada.
Será que poderia fazer desta forma ou poderia me orientar de outra forma?

Desde já agradeço a atenção.
Patricia Vasconcelos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade