x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 579

É correto a contabilidade não solicitar nenhum documento mensal?

Jhon Cargo

Jhon Cargo

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 6 outubro 2020 | 08:57

Olá, sou Empresário Individual no regime SIMPLES e tenho dúvida se a contabilidade da minha empresa está sendo feita corretamente.
Eles nunca me pedem nenhum documento nem comprovante e em alguns sites vi que eu precisaria passar mensalmente algumas informações como as receitas e despesas, etc...

Eles tem acesso as notas que emito, mas isso é suficiente pra fazer a contabilidade da empresa? Por exemplo, eu pago uma mensalidade referente ao aluguel do endereço da empresa, eles não precisariam da nota fiscal destes alugueis pra fazer a contabilidade? 

Desde já agradeço.

Dgershon Cabral Câmara

Dgershon Cabral Câmara

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 6 outubro 2020 | 09:40

Oi, Jhon! A contabilidade precisa ser feita com base em documentos, se você não está entregando toda a documentação de movimentação financeira e patrimonial da empresa, ou ela não está sendo feita ou está incompleta.
As notas fiscais embasam o lançamento das receitas, mas nem todas elas. Por exemplo, se você vender um bem imóvel da empresa, deverá apresentar a averbação da escritura ao escritório de contabilidade. Da mesma forma as notas fiscais de compra e tomada de serviços respaldam despesas, mas nem todas. Aluguéis, pequenas compras pagas em espécie, despesas de escritório e adiantamento de recebimentos dos sócios no geral são registrados em recibos ou notas e devem ser apresentados à contabilidade.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.