Edson
Prata DIVISÃO 4, Contador(a) olá, peço ajuda e orientações aos colegas.
Para uma empresa do SN - ramo: comercio de maquinas industriais e equipamentos (novos e usados) e manutenção dos mesmos.
Esta empresa compra maquinas usadas, reforma e vende.
1 - contabilmente tenho que separar como custo todo o material utilizado para reforma no momento da venda da maquina?
obs. a empresa não tem controle do que foi utilizado na reforma da maquina.
2- ela não mantem estoque dos materiais para a reforma, todo o material é comprado no momento que for utilizado, terei que informar algo no livro de inventario?
3 - as aquisições das maquinas usadas que serão revendidas com ou sem reformas, as mesmas terão que ser registradas na conta estoque (mercadoria a ser revendida), correto?
Quando existe sistemas, controles, pessoas especificas para o controle, etc..fica fácil executar os registros, mas para uma empresa "pequena" a maioria não possui estas ferramentas.
Quero proceder/fazer os registros da melhor forma possível, porem com a falta de ferramentas e controle dos clientes, é uma luta.
Assim se alguém puder me ajudar / orientar agradeço muito.
obrigado