x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 136

Mercadoria entrada como sucata: da para vender?

ALCIVAR SILVA

Alcivar Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2020 | 14:28

Olá, tenho uma empresa de comércio operante no simples nacional, e tenho um devedor que combinou de me pagar a dívida parte em dinheiro e parte em mercadoria. Ele me entregou a mercadoria, mas na hora de solicitar a nota, ele disse que só poderia entregar um recibo de sucata. Acontece que a mercadoria não é sucata, e que eu tenho que revender essa mercadoria para clientes. Como posso dar saída da mercadoria, sem ter uma nota de entrada específica, mesmo que o valor da mesma seja baixo? Obrigado!

PEDRO DE OLIVEIRA

Pedro de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 3 anos Sábado | 10 outubro 2020 | 22:55

Caso ele tenha empresa CNPJ ele tem que emitir nota caso contrario se ele der recibo ou contrato de compra e venda tendo cnpj e vc vender essa mercadoria, e essa mercadoria cair em alguma fiscalização em trânsito será exigido a nota de origem e ai não vai ter e ele será pego e vcs também serão enquadrados por sonegação da parte dele juntos.
Agora vc pode vender sim desde que venda devidamente tributado  normalmente com o icms interno sem beneficio nem do simples, tem que fazer guia icms por fora ou seja se for 18 ou 17% por causa de estar sem nota tipo uma guia de antecipação
.....Porém se ele não tiver cnpj faz um contrato de compra e venda bem especificado das mercadoria e emita uma nota de entradas acobertando de vcs mesmo. em nome dele PF, e depende se essas mercadoria faz parte da atividade cnae de vcs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.