x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 184

Transferência de lucro de empresa estrangeira para nacional

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 4 anos Domingo | 11 outubro 2020 | 14:26

Olá. Tudo bem?
Podem me ajudar por favor? 

Vamos supor que uma empresa nacional exporte uma mercadoria para a empresa estrangeira. 

A empresa estrangeira vende essa mercadoria e decide repassar uma comissão sobre o lucro para a empresa nacional. Lembrando que são empresas distintas e de sócios distintos. 

Esse repasse de lucro poderia ser feito normalmente por remessa online? 

Há algum entrave legal para esta operação?

Há incidência dos impostos normalmente isentos na exportação? 

Obrigado pessoal!

Fernando Roman Ximenes

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2020 | 16:55

Boa tarde, bom o entrave fiscal é o IOF sobre remessa vinda do exterior, existem duas taxas administrativas ue os bancos cobram por esse tipo de transação, a primeira é a taxa administrativa que serve para custear as despesas operacionais decorrentes, ela geralmente varia entre 1,5% e 6% sobre o calor total da operação. a segunda é a tarifa cobrada pela utilização do sistema interbancário, essa taxa pode ser comparada ao custo de uma TED, geralmente esta taxa é cobrada em dolares e geralmente varia entre 20 a 60 dolares. Mas existe algumas formas para não existir esta cobrança, dependendo da quantia envolvida ela pode ser útil. Bom hoje não é necessário fazer qualquer autorização governamental da realizar remessas do Brasil para o exterior e do exterior para o Brasil. Os recursos recebidos do exterior destinados a residentes no Brasil devem ser obrigatoriamente convertidos em reais por meio deinstituição autorizada a operar no mercado de câmbio autorizada pelo Banco Central do Brasil. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade