x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 110

Letícia Cidral

Letícia Cidral

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2020 | 16:33

Oi Maiane,

Não existe DBE para alteração do estado civil do sócio.

As mudanças no quadro societário ocorrem quando é necessário remover ou incluir sócios ou, ainda, transferir cotas de um sócio para o outro. Nesse tipo de alteração, é preciso estar atento a algumas questões importantes.

Quando é realizada a alteração de sócio responsável junto à Receita Federal, o certificado digital é automaticamente
invalidado, o que enseja a necessidade de criação de um novo certificado.

Também é preciso observar mudanças no nome do sócio em função de casamento ou separação. Divergências no nome são um dos motivos que geram o indeferimento do pedido de alteração contratual na Junta Comercial.

Nos casos em que a empresa é uma Sociedade Limitada e ocorre a retirada de todos os sócios, restando apenas um,
esse sócio terá o prazo de 180 dias para modificar a natureza jurídica da empresa para uma opção que permite apenas um titular.

Um exemplo de empresa com essas características é a EIRELI. Em situações como essa, há um processo de alteração contratual atrelado à transformação de empresas.

O não atendimento aos requisitos de alteração pode gerar problemas para o empresário, inclusive, inviabilizando a continuidade da organização. Ao realizar mudanças na cláusula de administração, também é possível escolher a opção de administração conjunta ou separada. Na administração conjunta, mais de um sócio está envolvido no processo de tomada de decisões, sendo todos os administradores responsáveis por assinar em nome da sociedade. Já na administração separada, por sua vez, um único sócio assina em nome da empresa.

Espero ter ajudado.
Abraço.

maiane

Maiane

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 20 outubro 2020 | 08:43

Ah!Certo!Obrigada!
Vc conhece algum site bom,p cursos online,grupos de whats,sobre alteração de empresas,tudo relacionado a empresa..(Risos)
Contratos....decore....

Letícia Cidral

Letícia Cidral

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 20 outubro 2020 | 08:57

Oi Maiane,

eu sei que a Nith treinamentos tem ótimos cursos nos setores societários e DP. Sou da área fiscal, então meus grupos são um pouco diferentes kkkkk

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.