
Felipe Barbosa Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeUm auxiliar de escritório atrasou um EFD Contribuições, e foi gerado a multa, o funcionário é obrigado pagar essa multa?
respostas 13
acessos 5.536
Felipe Barbosa Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeUm auxiliar de escritório atrasou um EFD Contribuições, e foi gerado a multa, o funcionário é obrigado pagar essa multa?
Márlus Mauri de Meira Mathias
Diamante DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeFelipe
vai depender muito , o que gerou esse atraso na entrega ?
cleinte : não mandou o movimento a tempo ?
escritorio: falta de procuração ou certificado ?
funcionário: esquecimento do prazo ?
Márlus
Felipe Barbosa Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeSe trata de um engano por parte do funcionário. Como fica a situação dele?
Alana Ribeiro
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Depto. PessoalSe o erro é do funcionário, neste caso ele deve se arcar com a multa
Felipe Barbosa Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeMesmo a multa sendo muito alta ? porque o valor em questão corresponde a mais ou menos 4 anos de serviço dele. Ele não pode optar entre Demissão ou Pagar a multa?
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddebom dia !
Pelo valor não tem como descontar do funcionário, o escritório assume a multa.
Se o funcionário for bom no que faz e por um descuido teve essa falha mantém ele no trabalho, agora ele for "mais do mesmo" dispensa e o escritório aprende a lição e cria rotinas mais eficazes para controle das obrigações acessórias, não deixando apenas na responsabilidade de um funcionário.
Fernanda Regina
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia!
Existe alguma cláusula sobre isso no contrato de trabalho?
Imagino que deva imperar também o princípio da razoabilidade, pois o lado mais fraco, economicamente falando, é o do empregado.
Wesley Muniz
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Bom dia.
Acredito que essa questão só será resolvida na Justiça trabalhista.
Tem que pesar a responsabilidade pessoal, mas também o risco da atividade econômica.
E acredito que uma questão maior para escritórios de contabilidade e funcionários de escritório é a remuneração dos serviços, apenas quando acontecem situações assim ambos se dão conta que não são bem remunerados para o tamanho da responsabilidade.
Felipe Barbosa Pereira
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
Obrigado a todos, ficou resolvido assim, o escritório assumiu a multa e o funcionário foi demitido com justa causa. Não foi o melhor para o escritório mas para o funcionário, ele mesmo concordou que essa foi a melhor coisa a ser feita.
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeJusta causa? Baseado no argumento que o funcionário errou, qualquer funcionário um dia comete erros.
Fabio Junior Vieira Carvalho
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar AdministrativoApesar do erro do empregado, não sei se isso é uma justa causa. Pra falar a verdade não conheço ninguém que foi demitido por justa causa
Itamara
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalE pelo que eu sei 'descontar' de um funcionário, não é permitido em lei! Neste caso o fechamento esta correto, tanto para ele como para o empresário (assim ficara de livre de processo).
Caio Ferreira
Prata DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidadejusta causa por atraso de entrega da declaração ? erros todo mundo um dia vai cometer, nunca vi um funcionário pagar multa por causa de obrigações acessórias, falta uma rotina de conferencia do escritório.
Visitante não registrado
Bom dia,
Ao meu ver, o funcionário pode abrir um processo trabalhista para rever esta ''justa causa''. Todo funcionário está sujeito a errar.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade