x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.399

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO X EMISSÃO DE NF

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2020 | 12:11

qual o procedimento correto de emissão de nf de serviço?
por ex: eu posso emitir a nf de serviços prestados em outubro no dia 5 de novembro (data que é feito o calculo da comissões) .

contabilmente uma nf de serviço emitida em 05/11 referente aos serviços prestados em outubro, o registro contábil é pelo período de execução dos serviços que no caso seria em outubro OU  pela data da emissão da NF que seria 05/11?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2020 | 13:34

Boa tarde.

Edson,

Um dos princípios da contabilidade é a competência, ou seja, contabilmente reconhece as receitas no período em que ela foi prestada.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2020 | 14:01

Vanderlei, primeiramente muito obrigado pelo retorno,

sim ,tenho conhecimento dos princípios contábeis, e tambem referente a tributação e sua base de calculo

pesquisei em alguns escritórios contábeis, empresas aqui na minha cidade, e a contabilização da nf e seus tributos/impostos são feitos pela data nf emitida.
até questionei sobre a "competência", e a maioria informou que como a contabilidade era integrada com os outros modulos de informações, a base é os documentos, e em alguns caso utilizavam outras fontes para provisões, e ate me perguntaram como iriam proceder para contabilização pela competência se seria por planilha? e quando fosse gerado a nf como iriam proceder se o serviço ja estava contabilizado.

é complicado, isso não foi a primeira vez que tive duvidas quanto o que esta na lei, o que nos aprendemos, etc..ets e o que esta sendo aplicado. Principalmente nas empresas dos simples que a maioria, não generalizando não segue as normas eles apenas recolhem o DAS e pronto.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2020 | 14:15

Edson,

Acredito que desse problema todos nós temos as mesmas dificuldades (não é só com você), uma forma de corrigir isso é solicitar que a nota fiscal seja emitida no último dia do mês.

Outra questão é ver a relevância dos valores e o perfil da empresa, por exemplo, empresas de média e grande porte que usam a contabilidade como ferramenta de gestão e também as que são auditadas, os valores devem seguir o regime de competência e quando necessário faço as devidas provisões das receitas (independente da emissão/faturamento da NF).

Se é um cliente pequeno (simples nacional) que não utiliza a contabilidade como ferramenta de gestão, sigo com a data da emissão da NF.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2020 | 14:32

perfeito Vanderlei, obrigado mais uma vez,
 
se voce puder me explicar como voce faz na contabilidade o registro da nf emitida no caso que voce reconheceu por competencia?

por exemplo:
serviço prestado em out valor 1000,00, , contabilizado pela competência como receita em out., voce menciona no histórico do lançamento o numero da nf?

a nf foi gerada em 05/11, como vc procede para registro desta nf na contabilidade ?

alguém poderia ajudar??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.