Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 15.317

Diferença entre "Valor Justo" e "Valor de Mercado"

Luiz

Luiz

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a) Mecânico
há 3 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2020 | 15:20

Boa tarde pessoal,

Estava estudando sobre o tema estoques e me deparei com esses dois termos: Valor Justo e Valor de Mercado
Pesquisei bastante, mas ainda não consegui entender ao certo como funciona na prática.

Por gentileza, alguém poderia me ajudar com um exemplo na prática de como distinguir esses dois termos?

Obrigado,
Luiz

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2020 | 09:57

Bom dia.

Luiz,

Se observamos do ponto de vista da norma contábil, encontramos no CPC 46 o termo "mensuração do valor justo", ou seja, para avaliar determinados ativos, utiliza-se o valor de mercado como referencia, a fim de se encontrar o valor justo.

Exemplo, tenho um imóvel registrado na contabilidade pelo valor de Custo de R$ 1.000.000,00, a Cia contrata uma empresa especializada para avaliar o valor justo desse imóvel, a empresa contratada para mensurar o valor justo do imóvel desse pesquisar no "mercado" imóveis parecidos e da mesma região para determinar o valor justo.

Para resumir:
Valor de Custo é o valor contabil original registrado;
Valor Justo é o valor mensurado a partir da pesquisa de mercado no qual representa o valor atual do ativo;
Valor de mercado é o valor mensurado baseado em pesquisa de mercado;

Valor lembrar também que existe também a questão do fluxo de caixa descontado para apurar o valor justo e aplicar o impairment.

abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.