x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.875

Balanço Inicial

Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 27 março 2010 | 02:38

Oi Pessoal, preciso da ajuda de vcs.
Olha, um cliente me pediu para contabilizar 02 empresas que começaram desde 2005.
Minha pergunta é ?
Observei que em 2005,2006 e 2007 não teve quase movimento nenhum. Então o que eu gostaria de saber é se posso fazer só os lançamentos ref ao capital social e fazer o balanço de abertura somente com esse lançamento e emitir o Livro Diário. E Posteriormente os livros Diarios também referente aos anos subsequentes, até chegar em 2008 e 2009 que já existem documentação.?

E também aproveitando a oportunidade gostaria também de saber o que posso fazer com pagamentos que ele fez ferindo o princípio da Entidade. Resumindo pagou despesas de uma empresa com conta bancária da outra e também pagou despesas pessoais com a conta bancaria das empresas.?

Como viram são muitos problemas. Estou analizando toda a documentação no sentido de descobrir como posso fazer essa escrituração ficar de acordo com a legislação. Podem me ajudar?

Fico no aguardo.

Tânia

Tânia Pinto
Contadora
E-mail: [email protected]
Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

há 15 anos Sábado | 27 março 2010 | 02:48

Oi pessoal, gostaria de saber o que posso fazer para justificar valores que entraram na conta bancaria da empresa sem a receita correspondente. Segundo o cliente foi emprestimo que ele tomou de um dos sócios da empresa. Como posso resolver esse problema? Atraves de Contrato de mútuo? Nunca fiz nenhum, como posso aprender a fazer se isso for possível como solução para esse tipo de problema?

Aproveitando a oportunidade...ele também disse que fez retiradas de valores de uma empresa e depositou na outra, isso pode ser feito? Ele é sócio de 02 empresas. Ele pode pegar o dinheiro de uma e passar para outra? O que posso fazer para justificar isso?
Por gentileza me ajudem pois estou começando esta caminhada da contabilidade agora. Mas tenho muito interesse em aprender a fazer as coisas de acordo com a legislação. Sei que essas empresas que peguei são muitos problemas, mas também é um desafio para mim. Um grande desafio.
Agradeço a atenção de todos.
Tânia

Tânia Pinto
Contadora
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 27 março 2010 | 15:22

Tânia Regina Pinto Sousa.

Boa tarde, parece que seu "cliente" anda em um emaranhado de problemas, mas... problrmas a parte vamos propor comentários na mesma ordem proposta por você.

Oi Pessoal, preciso da ajuda de vcs.
Olha, um cliente me pediu para contabilizar 02 empresas que começaram desde 2005.
Minha pergunta é ?
Observei que em 2005,2006 e 2007 não teve quase movimento nenhum.

Ora, "quase movimetação nenhuma" não é sinonimo de não haver movimentação na empresa, dessa forma a sugestão e boa dica em virtude das NBCT P e NBC T, a amiga deverá promover sim a regularização contábil da empresa tempestivamente.

Então o que eu gostaria de saber é se posso fazer só os lançamentos ref ao capital social e fazer o balanço de abertura somente com esse lançamento e emitir o Livro Diário. E Posteriormente os livros Diarios também referente aos anos subsequentes, até chegar em 2008 e 2009 que já existem documentação.?

Faça o procedimento de acima descrito e dê sequencia nos anos posteriores.

E também aproveitando a oportunidade gostaria também de saber o que posso fazer com pagamentos que ele fez ferindo o princípio da Entidade. Resumindo pagou despesas de uma empresa com conta bancária da outra

Partindo do pressuposto que você conhece o Principio da Entidade, deverás orienta-lo que jamais deverá ele praticar tal ato, ainda que seja socio de duas ou mais empresas, cada empresa tem vida propria e nesse contexto tais patrimonios nunca devem ser confundido.

e também pagou despesas pessoais com a conta bancaria das empresas.?

Use o mesmo entendimento para o ítem acima.

Como viram são muitos problemas. Estou analizando toda a documentação no sentido de descobrir como posso fazer essa escrituração ficar de acordo com a legislação. Podem me ajudar?

A escrituração contábil ficará de acordo com as normas vigentes se seu cliente for orientado a observar e respeitar tais normas.

Oriente o mesmo, faça uma reunião e exponha os riscos que o mesmo corre em desobedecer o que estabelece as normas vigentes, somente assim, a amiga estará corroborando para o engradecimento de seu proprio elevo profissional.

Sds

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 27 março 2010 | 15:31

Tânia Regina Pinto Sousa.

Oi pessoal, gostaria de saber o que posso fazer para justificar valores que entraram na conta bancaria da empresa sem a receita correspondente. Segundo o cliente foi emprestimo que ele tomou de um dos sócios da empresa. Como posso resolver esse problema? Atraves de Contrato de mútuo? Nunca fiz nenhum, como posso aprender a fazer se isso for possível como solução para esse tipo de problema?

Todas as vezes que os socios injetam dinheiros na empresa, isso caracteriza emprestimos que podem ser classificados como ASFAC ou Emprestimos com caracteristicas de devolução, esse último, se assim entendido deverá ser celebrado através de um contrato de mútuo. Gentileza pesquisar no banco de dados do forum sobre esse tema "MUTUO" posto que há material em demasia sobre esse tema.

Aproveitando a oportunidade...ele também disse que fez retiradas de valores de uma empresa e depositou na outra, isso pode ser feito? Ele é sócio de 02 empresas. Ele pode pegar o dinheiro de uma e passar para outra? O que posso fazer para justificar isso?

Em postagem de acima, já abordado foi esse problema e volto a repetir, se você conhece o principio da entidade, sabe que operação é ilegal, pois ainda que tal socio possua sociedade em outras empresas, essas tem vidas proprias e seus patrimonios jamais poderão ser confundidos.

Por gentileza me ajudem pois estou começando esta caminhada da contabilidade agora. Mas tenho muito interesse em aprender a fazer as coisas de acordo com a legislação. Sei que essas empresas que peguei são muitos problemas, mas também é um desafio para mim. Um grande desafio.
Agradeço a atenção de todos.
Tânia

Com certeza, terás vocÊ muitos desafios, todavia, conte com o forum contabeis que possue no seu acervo pelo menos 95% de duvidas inerentes às formas de contabilização.

Na qualidade de Moderador, dirijo a você que sempre faça uma pesquisa antes de fazer qualquer pergunta, visto que o acervo do Forum Contábeis é imensurável. Experimente!!!

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

há 15 anos Domingo | 28 março 2010 | 08:57

Bom dia, Rufino.!
Fiquei muito grata com a sua colaboração com relação as minhas dúvidas.
Na verdade eu já havia conversado com o cliente e alertado a lel sobre os riscos que ele estava correndo ao ferir um dos pricípios contabeis ("Entidade"), fazendo a confusão sem saber separar os patrimônios. E falei com ele a importância de fazermos uma escrituração legal. Porque eu também não tenho interesse em colocar em risco a minha integridade técnica. Então o mesmo me falou que tem interesse em regularizar tudo isso e que a partir de agora fará o correto. Sendo assim, cabe a mim dar para ele uma assessoria de qualidade. E para isso preciso também estar acompanhando todas as alterações atuais e solicitando quando possível da orientação de colaboradores como vc.

Muitissímo obrigada.

Obs.: Vou em buscar dos tópicos que você me orientou. Tenho um pouco de dificuldades na forma de acessar o fórum. Mas com o tempo vou aprender.
Obrigada.

Tânia Pinto
Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade