Tânia Regina Pinto Sousa.
Boa tarde, parece que seu "cliente" anda em um emaranhado de problemas, mas... problrmas a parte vamos propor comentários na mesma ordem proposta por você.
Oi Pessoal, preciso da ajuda de vcs.
Olha, um cliente me pediu para contabilizar 02 empresas que começaram desde 2005.
Minha pergunta é ?
Observei que em 2005,2006 e 2007 não teve quase movimento nenhum.
Ora, "quase movimetação nenhuma" não é sinonimo de não haver movimentação na empresa, dessa forma a sugestão e boa dica em virtude das NBCT P e NBC T, a amiga deverá promover sim a regularização contábil da empresa tempestivamente.
Então o que eu gostaria de saber é se posso fazer só os lançamentos ref ao
capital social e fazer o
balanço de abertura somente com esse lançamento e emitir o
Livro Diário. E Posteriormente os livros Diarios também referente aos anos subsequentes, até chegar em 2008 e 2009 que já existem documentação.?
Faça o procedimento de acima descrito e dê sequencia nos anos posteriores.
E também aproveitando a oportunidade gostaria também de saber o que posso fazer com pagamentos que ele fez ferindo o princípio da Entidade. Resumindo pagou despesas de uma empresa com conta bancária da outra
Partindo do pressuposto que você conhece o Principio da Entidade, deverás orienta-lo que jamais deverá ele praticar tal ato, ainda que seja socio de duas ou mais empresas, cada empresa tem vida propria e nesse contexto tais patrimonios nunca devem ser confundido.
e também pagou despesas pessoais com a conta bancaria das empresas.?
Use o mesmo entendimento para o ítem acima.
Como viram são muitos problemas. Estou analizando toda a documentação no sentido de descobrir como posso fazer essa escrituração ficar de acordo com a legislação. Podem me ajudar?
A escrituração contábil ficará de acordo com as normas vigentes se seu cliente for orientado a observar e respeitar tais normas.
Oriente o mesmo, faça uma reunião e exponha os riscos que o mesmo corre em desobedecer o que estabelece as normas vigentes, somente assim, a amiga estará corroborando para o engradecimento de seu proprio elevo profissional.
Sds