Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.880

Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 11:23

Bom dia a todos, gostaria de saber em qual grupo posso abrir uma conta e qual título posso nomear uma transferencia para aplicação automática e o resgate de valores desta aplicação automática, isso acontece um um cliente a conta dele é do itaú e assim que ele recebe um valor na c/c automáticamente o bco já faz esta transação, quem puder me esclarecer isto agradeço

Abraço
Sula

Hugo Platzer Junior

Hugo Platzer Junior

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 11:55

Bom dia a todos!!
Como faria o lcto de empresa optnte do SiMPLES, No Livro CAIXA,para os seguintes fato;

1) TED de terceiros no valor de R$ 20.000,00, no dia 01 de janeiro
2) Débito da quantia de R$ 19.900,00, na mesma data

OBS: O saldo inicial é R$ 0,00.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 29 março 2010 | 14:36

Olá Aparecida

Você deve classificar a conta no Grupo
Ativo
Circulante
Disponibilidades
Aplicações de liquidez Imediata
Aplicação Automática ITAU

A contrapartida será, tanto na aplicação quanto no resgate, a conta Bco Itaú do grupo
Ativo
Circulante
Disponibilidades
Bancos (AC)

Além destas contas tem o IRF e a Receita.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 12:54

Bom dia, Hugo

Como faria o lcto de empresa optnte do SiMPLES, No Livro CAIXA,para os seguintes fato;

1) TED de terceiros no valor de R$ 20.000,00, no dia 01 de janeiro
2) Débito da quantia de R$ 19.900,00, na mesma data

Pelo teor de seu texto facilmente compreende-se que tal empresa optante pelo simples escritura apenas o livro caixa no intuito de atender as exigências do fisco, de acordo com o disposto no § 2º do Art. 26 da Lei Complementar 123/2006 que adiante transcrevo:

Art. 26. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a:
...
§ 2º As demais microempresas e as empresas de pequeno porte, além do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão, ainda, manter o livro-caixa em que será escriturada sua movimentação financeira e bancária.

(grifos meus)

Porém, quem exige apenas o Livro-Caixa é somente o fisco, isoladamente, pois a contabilidade completa e de acordo com as normas profissionais e legais em vigor é obrigatória conforme consta nos parágrafos 1179 a 1195 do Código Civil (Lei 10406/2002) que deixo de citar por aqui por ser um texto relativamente extenso.

Portanto, se a empresa mantiver a escrituração contábil completa a movimentação bancária não se aplica ao livro-caixa que destina-se a registrar o movimento de dinheiro em espécie; mas, se for mantida a desaconselhável prática de escriturar somente o livro-caixa (em detrimento das exigências do Código Civil), considerando que a LC 123/2006 (endereço virtual no parágrafo anterior) ordena que seja registrado em livro-caixa toda a movimentação financeira e bancária, a conclusão é simples:

1) TED (transferência eletrônica disponível) recebida é o mesmo entrada de dinheiro e deve ser lançada na coluna da esquerda que é chamada de "entradas" ou "recebimentos"
1.a) TED (transferência eletrônica disponível) enviada é o mesmo saída de dinheiro e deve ser lançada na coluna da direita que é chamada de "saídas" ou "pagamentos"

2) Débito, provavelmente na conta corrente bancária, ou seja, saída de valor que resulte na diminuição do saldo, conforme o nome diz, é uma saída que será lançada na coluna da direita.

3) Cálculo do saldo: 0 + 20.000 - 19.900 = 100

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 13:48

Boa tarde a todos
Os valores recebidos de clientes, lanço no grupo ativo circulante-duplicatas a receber-tenho uma conta para cada cliente este lançamento está correto ou tenho que lançar estes valores no grupo das receitas-receitas brutas de vendas?

Obrigada
Abraço.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 14:31

Então aparecida

Tratam-se de operações distintas

Acredito que você faça a contabilidade por competência ( o que aliás exige o CC)

Portanto você deve tratar a emissão das notas e os respectivos recebimentos pelo regime de competência.

O modelo que sugeri servirá para registro das notas fiscais.

Já para o recebimento você fará:

D - Banco
C - Duplicatas a receber

Entendeu? Cada evento deve ser contabilizado distintamente.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:37

Pois é Mario não tenho formação na área e por enquanto ainda não estou cursando nesta área este título é apenas p/justificar salario na verdade eu trabalhei muito tempo no departamento fiscal e agora aos poucos estou entrando para o depto contábil com muitas dúvidas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade