Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 115

LUANA DE JESUS FERNANDES

Luana de Jesus Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 13 novembro 2020 | 11:57

Olá pessoal, bom dia, como vocês estão?

Preciso tirar uma dúvida sobre o estoque (compra de mercadorias), registrado no balancete mensal de verificação. Todo mês disponibilizamos o balancete para o cliente, e devido a muita compra muito alta, a conta de (compra de mercadorias) deles uma empresa do lucro presumido, ficou com saldo bem alto, ele questionou por que não está batendo o saldo do balancete com o saldo do estoque que ele tem na empresa, eu expliquei que é por que não foi realizado o CMV, pois foi feita a opção de encerrar somente no final do exercício.
Gostaria da opinião de vocês que já possuem mais experiência, sei que para o lucro real é preciso calcular o CMV mensalmente, mas para o Lucro presumido eu posso fechar por trimestre ou anual, de acordo com inventário da empresa, isso mesmo? 

Muito Obrigada pessoal!
Tenham um excelente dia. 

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 3 anos Domingo | 15 novembro 2020 | 19:18

Para efeitos fiscais vc está certa, o cálculo do lucro presumido não leva em conta os custos ou despesas.
Mas para se uma Contabilidade razoavelmente útil na apuração do resultado, inclusive para distribuição de lucros trimestrais ou mesmo para uma visão gerencial da Contabilidade seria conveniente (obrigatório) utilizar o estoque que a empresa dispõe e ter números confiáveis e uteis.
No fim do ano, eventuais diferenças entre o inventário físico e o contábil será ajustado.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.