x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.821

Iss retido, empresa no simples nacional

Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 10:58

Bom dia caros colegas.

Tenho uma empresa prestadora de serviços inscrita no simples nacional. E na nota vem retido o INSS e o ISS.
O INSS eu lanço em uma conta e recuperar. Já o ISS q é retido a MAIOR, como eu lanço. Sendo q a empresa só deveria pagar 2,79% no DAS e a empresa retém 5%? Como lançar este saldo retido a maior?

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 30 março 2010 | 17:50

Olá Priscila

Como Perda!

Não conheço na legislação previsão de recuperação deste imposto.

Algumas empresas simplesmente ignoram os atributos da lei.

Vou acompanhar este tópico para também usufruir dele se alguém tiver opinião contrária

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40
ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 07:47

Bom dia Priscilla e Mario,

Essa retenção do ISS é indevida, pois o mesmo não vem destacado em NF, sendo recolhido em pagamento unificado DAS, entre em contato com a tomadora do serviços, e peça o reembolso do ISS retido.

A Retenção de ISS se deu na alíquota municipal, embora a empresa pague um valor bem abaixo da alíquota estipulada no município. Portanto, digo mais uma vez, a retenção é INDEVIDA.

Espero ter ajudado.

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Priscilla Ribeiro

Priscilla Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 08:23

Eu estou contabilizando em uma conta de despesa. "Despesas com ISS".
Adriano, mas na nota vem destacado a retenção. O problema é que a tomadora deveria reter apenas o valor referente ao q está explícito na tabela de DAS para cada faixa de faturamento, anexo IV, no meu caso seria 2,79% e não 5%. Aí está a questão. Mas vamos esperar a opnião de outros colegas.
Obrigada!

ADAIR FREITAS DE FARIAS

Adair Freitas de Farias

Prata DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 08:43

Tenho 1 cliente que fazem a mesma coisa que aconteçe com o caso de voces, ele está no Simples onde pagaria hoje de ISS 2,79% e a tomadora retem 5%, ja entrei em contato e me pediram para passar uma declaração a eles, fiz isso e pararam de reter agora.

Mario Luiz da Silva

Mario Luiz da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 08:52

Olá Pessoal

Pra começar a pessoa que preenche a nota deve saber de antemão qual foi a alíquota do ISS incidente no mês anterior, com isso a nota não poderia vir com destaque de 5% (pelo menos não até alcançar esta faixa).

O que acontece é que os setores financeiros de várias empresas ignoram o destaque da nota fiscal, em favor de deliberação interna, para não correrem o risco na legislação municipal. Com isso ao efetuarem o pagamento reteem com a alíquota do município.

Se está destacado na nota fiscal 5% não há do que reclamar. E não se deve ajustar o valor.

Espero ter ajudado

t+

"Salvai-nos desta geração perversa" Atos 2:40

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade