x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 224

Reembolso de Pagamento á Maior - Empréstimo Bancário

Luis Fernando Nogueira

Luis Fernando Nogueira

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2020 | 09:56

Caros colegas bom dia,

Estou com uma questão que necessito da ajuda dos nobres colegas, tenho um empréstimo bancário que é descontando uma parcela mensal fixa de x valor, só que o banco ao calcular o empréstimo foi gerado um contrato com valor à maior. O valor da parcela é creditado mensalmente sobre o valo incorreto (á maior) e o banco em data posterior faz a devolução da diferença paga á maior a titulo de ressarcimento. Estou com a duvida de como este valor deve ser tratado contabilmente, como uma simples devolução desse valor para a conta de empréstimo no passivo ou como uma receita.

Agradeço desde já.

Cordialmente.

Almir Adelino Zierhut

Almir Adelino Zierhut

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2020 | 11:48

Bom dia Luis Fernando!

Nesse caso vc vai fazer um lançamento contrário ao pagamento da parcela a título de devolução de valor pago a maior, esse não é um caso de receita porque é um valor que foi pago a maior e agora está sendo devolvido pelo banco, sendo somente um caso de movimentações entre ativo e passivo.
Att.

Almir Adelino Zierhut
Analista Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.