x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 37

TRANSFERECIA DE QUOTAS PF PARA PJ - CONTABILIZAÇÃO

Kessia

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 33 semanas Domingo | 6 dezembro 2020 | 22:36

Boa noite!

Um cliente meu faz parte de uma sociedade no qual ele detém 40% da ações ( 2.000 quotas a R$ 1,00) . Ele decidiu transferir sua participação das quotas em pessoa física para uma outra empresa pessoa jurídica que pertence a ele mesmo.


Clausula da transferência -- >>>

Parágrafo Primeiro – A operação de transferência onerosa de quotas previstas no caput será paga em moeda corrente nacional em única parcela, na data da assinatura do presente aditivo. A sócia ingressante na sociedade, declara sob as penas da lei, que não está incursa em  quaisquer dos crimes previstos em lei que possa impedi-la de exercer atividades mercantis.


Minha dúvida é a seguinte:  Quando a advogada fez a novo aditivo, ele apenas transferiu os 40% das quotas da PF para a PJ ,e o montante foi pago em moeda (caixa) no valor de R$ 2.000, mas o PL desta empresa é de 6.000.000 na data da transferência.
Pelo que estudei, o investimento em coligadas e controladas precisam ser avaliadas pelo MEP, como devo fazer a escrituração desse investimento uma vez que o valor pago não foi pelo PL e sim pelo capital social ?

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.

Ajude a divulgar o nosso Congresso de Contabilidade.

Inscreva-se e compartilhe

Salve a imagem e compartilhe em suas redes sociais.