x
2020-12-17T17:08:32-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 130

COMO SE ORGANIZAR NA CONTABILIDADE

há 4 semanas Quinta-Feira | 17 dezembro 2020 | 17:08

Boa tarde, trabalho em escritório de contabilidade, faço a parte fiscal, e estou começando a fazer a parte contábil.

Alguém teria algumas dicas! De como eu me organizo, para conciliar essas questões de área fiscal, contábil e integração do DP para contabilidade;

- pagamentos salários e encargos com pessoal;
- escrituração fiscal e contábil;

Teria alguma tabela, pra se organizar melhor.

Moderador
há 2 semanas Segunda-Feira | 28 dezembro 2020 | 12:47

Aline Rob Tassin,

A rigor não há um manual de práticas contábeis ou como você diz: "COMO SE ORGANIZAR NA CONTABILIDADE", mas, adiante vamos percorrer dessa forma:

1 - a contabilização das receitas e despesas bem como os custos, sempre ocorrem depois dos fatos geradores das áreas do DP e Fiscal, terem ocorrido, dessa forma você pode:

A) no primeiro dia do mês seguinte aos fatos geradores, integrar os lançamentos oriundos do departamento pessoal;
B) no primeiro dia do mês seguinte aos fatos geradores, integrar os lançamentos oriundos do departamento FISCAL;

Feito isso, faça as conciliações contábeis iniciando pelos lançamentos da folha, com fito de notar se o que compreende o resumo da folha, corresponde ao que está integrado dentro da escrita contábil, inclusive aqueles impostos, os retidos e sobre salários;

Dê sequencia nas conciliações, verificando se os lançamentos da escrita fiscal, estão contidos dentro do sistema contábil, inclusive a provisão dos impostos.

De posse dos lançamentos integrados e conciliados, agora é o momento de partir para a contabilização dos fatos e atos administrativos ou modificativos, resumindo, contabilizar aquilo que não é integrável com por exemplo aquelas despesas administrativas e operacionais.

Para a etapa das contabilizações, reúna os extratos ou extrato bancário da empresa e vá contabilizando de acordo com DD/MM/AAAA, não esquecer de observar os PC bem como as NBCT e NBCP.

Bons estudos!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
http://www.fcscontabeis.com.br
http://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.