x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 67

RECEBIMENTO MENSAL DE VALORES DA EMPRESA INVESTIDA

Vania

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 semanas Domingo | 20 dezembro 2020 | 10:05

Bom dia!

A empresa A tem participação de 90% na empresa B, as empresas são limitadas, mas a empresa B deposita valores mensais na empresa A, como devo contabilizar este recebimento? contrato de mútuo?

Obrigado,

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 semanas Domingo | 20 dezembro 2020 | 22:39

Boa noite, o contrato mútuo financeiro é a operação em que ha um emprestimo de dinheiro entre pessoas fisícas e juridicas ou entre pessoas jurídicas que é o caso relatado, este caso o tratamento fiscal é especifico e não envolve instituição financeira. Sendo assim o contrato mútuo pode ser entendido como o relatado. o lançamento deve ser feito no ativo não circulante no subgrupo ativo realizavel a longo prazo do balanço patrimonial.

Vania

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 semanas Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 11:49

Bom dia!

As dúvidas em relação ao contrato de mutuo, ok!
Mas ainda tenho dúvida , a empresa B deposita mensalmente valores na empresa A, a empresa A tem participação de 90% na empresa B, mesmo assim é contrato de mutuo?

Obrigado,

Fernando Roman Ximenes

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 semanas Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 14:45

Boa tarde Vania, bem é como eu coloquei em cima contrato mutuo financeiro é quando existe uma operação de empréstimo entre duas pessoas juridicas como é caso passado por você?, bom e se a empresa A tem 90% da empresa B, mesmo assim elas não deixam de ser pessoas juridicas destintas, com registros destintos, localizações  destintas etc... Bem não se enquadraria neste  exemplo se fosse uma filial.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.