x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 62

Declaração Anual MEI - Empresa aberta em 2019

Gabriel Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 19 semanas Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 10:34

Olá. Abri um mei em novembro de 2019 e, neste ano de 2020 me deparei com algumas informações a respeito da declaração anual que o MEI precisa fazer todo ano. Minha dúvida é; visto pelo ano que foi aberta a empresa, realmente é necessário eu emitir este documento? Mesmo na dúvida, acessando o site da receita com meu cnpj, já dentro do portal, seleciono o ano 2020, em; Tipo de Declaração "Original", clico em "continuar" e fala que eu preciso selecionar a "data do evento" (situação especial). Como não entendi o resultado, posto aqui minha dúvida para que as pessoas mais indicadas me orientem, de alguma forma, com base em minhas informações.

Gabriel Floriano

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 19 semanas Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 10:49

Bom dia Gabriel, belo nome haha    

Então, o MEI deve todo ano informar a DASN-MEI que é uma declaração referente ao faturamento anual e quantidade de empregados.
Como o MEI iniciou em novembro de 2019, deveria ter sido enviado uma declaração referente ao ano de 2019 com as informações do período.
A declaração referente a 2020 deverá ser entregue até o último dia de maio de 2021.
No sistema ele pede a “data do evento” pois como o exercício não foi encerrado só é possível enviar a declaração do período de 2020 em casos especiais, que são de extinção ou exclusão.

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 19 semanas Terça-Feira | 22 dezembro 2020 | 11:19

Bom dia
Gabriel Silva, apenas complementando o que seu "xará" mencionou, o MEI deve fazer a declaração de imposto do seu CNPJ (MEI)   e também como pessoa física todos os anos. Caso não tenha feito a declaração do seu MEI (CNPJ) de 2019, o sistema não deixa fazer a impressão das guias mensais de 2020/2021 e, caso faça a entrega fora do prazo terá multa.

Cezar Silveira
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.