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EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 14 fevereiro 2007 | 18:45

Pessoal uma dúvida
Quando entra dinheiro no banco devo lançar entrada de caixa e quando faço um saque devo lançar uma entrada de caixa novamente. Não estarei lançando duas vezes

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sábado | 17 fevereiro 2007 | 17:28

Boa tarde Edneia

Você tem que considerar duas situações:

1) - Se você está simplesmente escriturando o Livro Caixa, nos moldes admitidos pela Receita Federal, sem a contabilidade completa, deve integrar o movimento bancário ao do Caixa e nestes termos o registro de um depósito bancário seria assim;

D - Caixa (AC)
C - Receita de Vendas de Mercadorias (por exemplo)

Quando houver um saque de numerário do Banco para suprimento de Caixa, não deverá haver concomitantemente uma retirada do Caixa, isto porque tanto o Banco como o Caixa estão integrados em uma só conta.

Quando houver um saque do Banco para (por exemplo) pagar alguma despesa, esta retirada deverá ser considerada como sendo do Caixa e o registro ficaria assim:

D - Material de Expediente (CR)
C - Caixa (AC)


2) - Por outro lado, se estamos falando de contabilidade completa, um depósito de numerário no Banco provindo do Caixa, deverá ser registrado da seguinte maneira:

D - Bancos Conta Movimento (AC)
C - Caixa (AC)

Isto porque neste caso são contas distintas sem a integração mencionada acima.

Por oportuno, vale lembrar a importância de se ter a contabilidade completa em cada empresa. Considere que a simples escrituração do Livro Caixa, só é aceita no âmbito Federal e que a legislação Comercial e o Conselho de Contabilidade exigem que seja feita a contabilidade nos termos que determinam.

A partir de 01/07/07 com o advento da Lei Complementar 123/2006 um dos motivos que desencadeiam a exclusão de oficio da empresas optante pelo Simples Nacional, é justamente a impossibilidade de identificação da movimentação financeira inclusive bancária (inciso VIII do artigo 29º)

Mesmo enquanto submetidas ao regime do Simples as empresas devem manter escrituração adequada às suas circunstâncias, pois, a despeito das exigências mencionadas, no caso de eventual desenquadramento ou obrigatória exclusão do sistema, tais pessoas jurídicas deverão sujeitar-se às regras previstas para o lucro real, ou, quando seja permitido, opcionalmente, pelo lucro presumido, ou ainda, excepcionalmente, poderá, nas hipóteses previstas na lei fiscal, ser adotado o arbitramento dos seus resultados.

Em vista disto, é imperativo que você (aproveitando o encerramento do exercício) adote a sistemática de contabilidade completa, para as empresas sob sua responsabilidade.

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2007 | 16:12

Saulo, como fica então deposito efetuado por fornecedor referente a uma certa nota fiscal no banco xx no valor de 5000,00 e um saque de 5000,00. Devo lançar o deposito como entrada de caixa e o saque tambem como entrada de caixa

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 21 fevereiro 2007 | 20:04

Boa Noite Edneia,

Conforme expliquei acima, se ao invés da contabilidade completa, você está apenas escriturando o Livro Caixa, deve integrar a conta Bancária com o Caixa como se fosse uma conta única.

Neste sentido, o que entra no Banco está (automaticamente) entrando no Caixa a "diferença" fica por conta do lugar onde está o dinheiro.

Assim, se um Cliente efetua depósito em sua conta bancária no valor R$ 5.000,00, você deve reconhecer este recebimento como entrada do Caixa, a despeito de o dinheiro estar no Banco.

Ao retirar o dinheiro do Banco não deve haver lançamento algum, pois o dinheiro apenas mudou de lugar (saiu do Banco e foi para sua gaveta), mas não saiu do Caixa. Ou seja, tanto faz você guardar o dinheiro, no cofre, na gaveta, no Banco ou no Bolso, para efeitos contábeis, ele estará no seu Caixa.

Você só dará a saída quando pagar (com ele) alguma coisa.

Para o exemplo, o registro seria assim:

 Pelo depósito no Banco
D - Caixa (AC)
C - Clientes (AC) - R$ 5.000,00

Por outro lado, se você fizer a contabilidade completa (como deve ser feita) deverá reconhecer as duas contas (Caixa e Banco) e os lançamentos seriam assim:

 Pelo depósito no Banco
D - Banco Conta Movimento
C - Clientes (AC) - R$ 5.000,00

 Pelo saque para o Caixa
D - Caixa (AC)
C - Bancos Conta Movimento - R$ 5.000,00

PS - A que se refere o depósito efetuado por Fornecedor que acima você menciona?

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