x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.454

Contabilidade sem saldo anterior

Dinéia

Dinéia

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 09:58

Bom dia a todos! Peguei a contabilidade de uma empresa para fazer que ficou parada por dois anos. O contador anterior não fez o encerramento do balancete por motivos pessoais e o meu cliente não quer solicitar também por motivos pessoais. Como faço para dar prosseguimento nesta empresa visto que ela já tem alguns anos de existência no mercado? Não tenho informação nenhuma que possa ser utilizada como parâmetro de saldo anterior a não ser saldo de caixa e estoque que vão na DEFIS. Minha maior dúvida é a respeito das contas de Lucros ou Prejuízos acumulados... como seria o saldo delas?

VANUSA

Vanusa

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 17:07

Boa tade. 

O CONTADOR em questão não pode ter
o querer e o não querer. Pois o mesmo está infringindo o CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR. É obrigacção a entrega de todos os dados e documentos da empresa a qual o mesmo prestou serviços. Por mais que o proprietário da empresa que o mesmo prestou seus serviços não solicite.  Sem dados e documentos não há contabilidade a ser feita.

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 10 janeiro 2021 | 10:31

Dinéia,

Antes de tudo, caso aceite o trabalho, deixe claro e por escrito a sua responsabilidade técnica em especial quanto ao tempo.

Não havendo contabilidade anterior ao seu novo período, você pode fazer um balanço de abertura, através de um inventário geral dos bens e dívidas da empresa na data anterior ao da abertura dos trabalhos. Entendo que este trabalho deve ser cobrado, por exceder a normalidade contratual.

O patrimônio líquido fará pela diferença entre o ativo e passivo e, salvo algum item que ainda constasse na contabilidade até então feita, haverá uma conta de resultados acumulados pela diferença entre o patrimônio líquido e o capital social.

Wesley Mateus

Wesley Mateus

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 10 janeiro 2021 | 12:47

Olá,
Concordo com o posicionamento do Eurus, já que não tem as informações, isso é o que pode ser feito, deixe tudo bem amarrado e informe na nota explicativa o que foi feito.

"Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.