x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.140

Emissão de NF para escritório de contabilidade

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 16:03

Boa tardeNo escritório contábil a emissão da nf de serviço deve informar o cliente e o valor certinho das prestações de serviço ou pode ser aleatório? Porque no meu eu faço sempre para a mesma empresa como tomador e um valor fixo. Fica errado do mesmo jeito? qual é a penalidade de não emitir nota e declarar o simples do ano inteiro zerado?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2021 | 17:07

Patricia, boa tarde.

Colega, você está passando por cima de tantos princípios e legislações fiscais e contábeis com esse procedimento, que é até difícil de descrever todos os problemas que essa pratica inteiramente incorreta poderia resultar.

Partiremos do que é certo:
Se você, Patricia, presta um serviço para mim, Yuri, no valor de R$ 100,00 deve emitir uma nota PARA MIM, no valor de R$ 100,00.
Se você presta um serviço para o José, no valor de R$ 500,00, você deve emitir uma nota para O JOSE, no valor de R$ 500,00.
Se presta um serviço para o João, no valor de R$ 300,00, deve emitir uma nota para O JOÃO, no valor de R$ 300,00.

Depois de emitidas todas as notas certinho, você irá oferecer tudo isso a tributação, conforme determina o fisco competente, seja ele municipal, estadual ou federal, com base no regime tributário da empresa.

E tudo isso deve ser registrado na contabilidade obedecendo todos os Princípios Contábeis pertinentes a operação.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 17 janeiro 2021 | 19:12

Boa tarde,
Complementando a resposta acima
"qual é a penalidade de não emitir nota e declarar o simples do ano inteiro zerado? "
A emissão de nota fiscal é obrigatória. A não emissão de uma nota fiscal pode causar a exclusão da empresa no regime tributário do Simples Nacional, além disso pode ser considerado como sonegação fiscal. Sugiro que busque ler mais sobre a legislação tributaria e tentar aconselhar ao escritorio na qual trabalha a agir conforme a legislação para evitar problemas para o escritório assim como para seus clientes.

Não há problema nenhum em declarar o simples nacional como "zerado", desde que não tenha existido receitas naquele mês, ou seja, que nenhum serviço tenha sido prestado.

Erones Jose Santana

Erones Jose Santana

Bronze DIVISÃO 5 , Programador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 10:15

Empresários malucos ou desinformados emitindo notas fiscais de qualquer jeito, eu já tinha visto.. agora contadores, pessoas que conhecem a legislação e as regras fiscais, é novidade...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade