x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 330

FLAVIO  TEIXEIRA

Flavio Teixeira

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 18 janeiro 2021 | 22:00

Boa noite companheiros.

Estou pegando uma empresa Eireli de prestação de serviços onde não houve faturamento desde quando foi constituída, e no Balanço de 2018 não há escrituração do Capital Social  que deveria ser 100 salários mínimos por via de regra,  porém, há algumas movimentações registradas nele com um saldo/ credito no valor de 9000,00 finalizado em 2019.  Minha dúvida é a seguinte: como eu  dou prosseguimento no balanço de 2020 uma vez que a responsabilidade é do antigo contador, e não tem os dados registrados pelo motivo de troca de sistema? Faço um Balanço de abertura, e como lanço esse capital Social para deduzir a movimentação anterior?

Agradeço muito, quem puder me ajudar.
Att. Flávio

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 09:49

Flávio,

Se existe a contabilidade anterior e há erros ou ausência na mesma, você deverá:
- abrir a sua contabilidade com os saldos da contabilidade anterior;
- fazer lançamentos de ajustes contábeis para registrar o que não foi registrado ou registrado de forma incorreta;
- se houver despesa ou receita a ser registrada, lembre-se que a mesma, pelo princípio da competência, deve ser lançada diretamente como ajustes do lucro e integrar a respectiva demonstração.

No histórico sempre mencionar a data em que o lançamento deveria ter sido feito e o motivo do lançamento extemporâneo.

Na ECD, se não me engano, existe campo específico para registrar a data correta do lançamento quando o mesmo for relativo a resultados de exercícios anteriores.

FLAVIO  TEIXEIRA

Flavio Teixeira

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 15:51

Boa tarde Eurus!

No caso dessa empresa, a mesma está aberta desde 2013 sem movimento. O único documento contábil que tem, é um balanço de 2018, com Ativo /Ativo circulante/Caixa com saldo atual R$ 7.419,87 ( C ,)  fechando com o Resultado do Exercício 2018 em R$ 9.222,00........porém não identifiquei o Capital Social que deveria estar subscrito ou integralizado no valor de 100 salários mínimos ( dá época) em 2013, o que equivale a R$ 67.800,00 conforme  Ato de constituição da Eireli.

Minha duvida é:
01- Por onde começar para dar prosseguimento ao balanço de 2019?
02- Como lanço esse saldo anterior? Saldo inicial em 31/12/2018 ?
03 - E quanto ao capital Social, como lançar atrasado? Uma vez que não quero me responsabilizar pelo período anterior a 31/12/2018, mas porém quero fazê-lo de maneira correta mesmo que a empresa continue sem movimento.
Se puder me ajudar agradeço.
Att.
Flávio.

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2021 | 20:12

Flávio,

Os seus serviços, se entendi bem, serão a partir de 01/01/2019.

Faça os lançamentos de abertura conforme o balanço de 31/12/2018 (saldo inicial em 31/12/2018).

Como estamos lidando com erro, você terá que verificar o que foi feito na abertura. Se o lançamento de capital social (de constituição) não foi feito, você poderá fazê-lo agora, sempre referindo a data original. O que eu faria: 
D- CAPITAL A REALIZAR
C - CAPITAL SOCIAL

E voltaria ao cliente para buscar o "zeramento" da conta CAPITAL A REALIZAR. Essa obrigação persiste dele. O saldo credor de caixa indica que há mais elementos ausentes.

Se a contabilidade for digital você poderá baixá-la via RECEITANETX.

O mais importante é você cobrar por esta tarefa extra, pois você poderá ser compelido a corrigir anos de contabilidade nesse exercício em aberto.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.