x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 10.586

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 8 abril 2010 | 23:04

Boa noite, Filipe Gonçalves


Na premissa de que como contador você já deve dominar as noções elementares de débitos e créditos, convém observar que apenas perguntando "como se contabiliza um frete a pagar", de modo generalizado, nem sempre lhe proporcionará uma resposta consistente, visto que como cada caso é um caso, é importante observar que fretes (CIF ou FOB) incorrem em inúmeros casos:

1) Compra de imobilizado
2) Importação
3) Exportação
4) Compra para comercialização
5) Venda
6) Remessa para conserto
etc, etc, etc, etc....

Assim que recebermos mais detalhes, certamente não lhe faltarão participantes dispostos a oferecer opiniões.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 9 abril 2010 | 07:35

Mas a pergunta que fiz é de modo generalizado mesmo. Estou iniciando a carreira de contador e quero montar o plano de contas, mas ainda tenho algumas dúvidas e incertezas com relação a algumas contas. No caso, como lanço o frete CIF e FOB para um comércio e para indústria? Existe diferença? No caso do comércio o frete sempre acontece na aquisição de mercadorias para revendas e na venda de mercadorias. Na indústria, ele sempre ocorre na compra de matéria prima e também na venda de produtos manufaturados.

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Sexta-Feira | 9 abril 2010 | 07:46

Frete CIF é aquele pago pelo emitente, não precisando ser contabilizado. Frete FOB é aquele pago pelo destinatário, sendo contabilizado da seguinte maneira:

D - Despesa com Frete
C - Fretes a Pagar..

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
MICHELE FELICIANO DA SILVA

Michele Feliciano da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 08:54

Bom dia Colegas

Estou com duvidas referente ao lançamento contábil de Fretes. A empresa que eu trabalho é uma indústria, que normalmente envia seus fretes da maneira FOB. Gostaria de saber o lançamento contábil correto para Frete da maneira FOB e da maneira CIF nos casos em que a empresa assume o Frete, com os lançamentos de ICMS correto nas duas hipóteses?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: