Filipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Como contabilizo frete a pagar?
respostas 5
acessos 10.586
Filipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Como contabilizo frete a pagar?
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa noite, Filipe Gonçalves
Na premissa de que como contador você já deve dominar as noções elementares de débitos e créditos, convém observar que apenas perguntando "como se contabiliza um frete a pagar", de modo generalizado, nem sempre lhe proporcionará uma resposta consistente, visto que como cada caso é um caso, é importante observar que fretes (CIF ou FOB) incorrem em inúmeros casos:
1) Compra de imobilizado
2) Importação
3) Exportação
4) Compra para comercialização
5) Venda
6) Remessa para conserto
etc, etc, etc, etc....
Assim que recebermos mais detalhes, certamente não lhe faltarão participantes dispostos a oferecer opiniões.
Saudações
Filipe Gonçalves
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Mas a pergunta que fiz é de modo generalizado mesmo. Estou iniciando a carreira de contador e quero montar o plano de contas, mas ainda tenho algumas dúvidas e incertezas com relação a algumas contas. No caso, como lanço o frete CIF e FOB para um comércio e para indústria? Existe diferença? No caso do comércio o frete sempre acontece na aquisição de mercadorias para revendas e na venda de mercadorias. Na indústria, ele sempre ocorre na compra de matéria prima e também na venda de produtos manufaturados.
Adriano
Prata DIVISÃO 2 , AnalistaFrete CIF é aquele pago pelo emitente, não precisando ser contabilizado. Frete FOB é aquele pago pelo destinatário, sendo contabilizado da seguinte maneira:
D - Despesa com Frete
C - Fretes a Pagar..
Adriano Sentineli
Mario Luiz da Silva
Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) ContabilidadeOlá Filipe
Quando o frete for custo, assim ele deve estar classificado no plano de contas.
Quando o frete for de uma aquisição de despesa ou imobilizado, por exemplo, este não pode estar classificado no grupo de Custos...
Espero ter ajudado
t+
Michele Feliciano da Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBom dia Colegas
Estou com duvidas referente ao lançamento contábil de Fretes. A empresa que eu trabalho é uma indústria, que normalmente envia seus fretes da maneira FOB. Gostaria de saber o lançamento contábil correto para Frete da maneira FOB e da maneira CIF nos casos em que a empresa assume o Frete, com os lançamentos de ICMS correto nas duas hipóteses?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade