x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.398

Escrituração de uma loja maçônica

Willian Leães

Willian Leães

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 anos Sábado | 23 janeiro 2021 | 02:05

Como fazer os lançamentos Contábeis de uma Loja Maçônica. O CNPJ foi criado em dezembro de 2020 teria que ter feito algum lançamento nesse período?
E agora em 2021 quais os primeiros lançamentos a fazer seria o capital social ? Poderia criar uma conta balanço de abertura

Estou com dúvida de como proceder nessa situação, pois hoje não trabalho com contabilidade, me formei há mais de 10 anos e gostaria de fazer essa escrituração desta identidade, pois e pouca movimentação financeira.
Obrigado aos colegas aí se puderem me ajudar abraço!

elton joão peres

Elton João Peres

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 9 agosto 2021 | 09:42

Bom dia Amigo.
É o mesmo principio que uma associação. Cria os saldos iniciais de balanço e o plano de contas normalmente, fiz contabilidade de duas lojas, como tem as mensalidades, criei uma conta para cada irmão, uma conta para o tronco de beneficência, uma conta para iniciação( depende de cada loja, pois algumas não cobram joia de iniciação), estas teoricamente são as contas de receita, as despesas são o de costume não se diferenciam da contabilidade comercial, contudo deve criar uma conta de déficit e outra superavit, pois estas entidades não apuram lucro. No geral os movimentos são poucos mesmo, e é bem tranquilo, só lembre-se que é preciso entregar a ECF, então é necessário fechar o balanço anualmente.
Se tiver mais alguma duvida, estou a disposição.
Elton João Peres
Contador
Colombo-Pr
Oculto

Elton João Peres
Contador
Colombo-Pr
(41)99527-0899

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.