x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.603

Rotina Contábil Prestação de Serviços com Simples Nacional

Neusa Mizue

Neusa Mizue

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 25 janeiro 2021 | 16:51

Olá!
Reativei meu CRC  há alguns meses, consegui abrir duas empresas prestadoras de serviços pelo VRE Digital com adesão ao Simples Nacional.
Devo emitir uma ou duas notas por mês, preciso saber quais passos para manter as empresas em ordem contabilmente, minhas dúvidas:
1) ISS, emito nota pelo site da prefeitura e fecho GissOnLine, somente? Tem data para o procedimento?
2) Simples, emito DAS e recolho, o sistema das prefeituras são interligados ou alimento a informação manualmente?
3) Precisa de livros fiscais?
4) Se precisar distribuir dividendos ou pró-labore para o sócio, como é a base?
5) Declaração de IR PJ, qual o prazo?
Enfim, tem algum local ou site que pode me ajudar a me inserir com segurança e retomar minha carreira de contabilista? No passado tive comércio, consegui fazer tudo, também com muito esforço e cuidado.
Agradeço se puderem me ajudar.

MARIA DO CARMO JARDIM SANTOS

Maria do Carmo Jardim Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 19:06

Devo emitir uma ou duas notas por mês, preciso saber quais passos para manter as empresas em ordem contabilmente,
minhas dúvidas:   
R. As empresas prestadoras de serviços devem emitir uma NF sempre que prestar um serviço. Se a empresa tiver 1 contratante que presta serviço para ele durante o mês inteiro, pode realizar a medição do serviço no final do mês e fazer a emissão da NF, mas havendo vários serviços realizados, toda vez que ocorre o fator gerador do ISS, ou seja, a prestação dos
serviços, é preciso emitir uma NF. Ex: Um estacionamento que Guarda vários carros por dia, toda hora que o carro sair deve emitir uma NF. No caso de mensalista, pode emitir uma NF no final do mês.     

1) ISS, emito nota pelo site da prefeitura e fecho GissOnLine, somente? Tem data para o procedimento? Emite nota Fiscal pelo site da Gissonline, usando o portal ginfes tem o link no site da Prefeitura. As notas fiscais devem ser emitidas quando o serviço é prestado. Toda Prefeitura tem o prazo do vencimento do ISS que é o prazo máximo que as notas devem ser emitidas e o feito o encerramento das escriturações. No caso De São Bernardo do Campo é todo dia 15 do mês posterior ao da prestação dos serviços.

2) Simples, emito DAS e recolho, o sistema das prefeituras são interligados ou
alimento a informação manualmente?        
No Simples Nacional deve gerar um DAS para pagamento dos 8 tributos, no caso se empresa for apenas prestadora de serviços será dos 6 tributos: PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, CPP,ISS. Devendo analisar a Resolução 140 do Simples para fazer o enquadramento da empresa. Observar também o artigo 5º da mesma Resolução, pois os serviços: construção de imóveis e obras de engenharia em geral, inclusive sob a forma de subempreitada, execução de projetos e serviços de paisagismo e
decoração de interiores, vigilância, limpeza ou conservação e serviços advocatícios,
devem recolher a CPP fora do DAS.
 
 3) Precisa de livros fiscais?  Sim. Vide artigo 59 da Resolução 140/2018 do Simples Nacional.

4) Se precisar distribuir dividendos ou pró-labore para o sócio, como é a base?
Os dividendos são pagos de acordo com a participação de cada sócio na empresa, e observando
os mesmos critérios da base do IR de 32% para serviços e 8% para comercio. A distribuição é feito de acordo com a participação no capital social.
O pró-labore é definido pelo sócio, devendo ser pelo menos um salário-mínimo, lembrando que vai recolher INSS e dependendo do valor o IR.

5) Declaração de IR PJ, qual o prazo?     
As empresas do Simples Nacional devem entregar o PGDAS-d mensalmente e o DEFIS- Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais, anualmente.  As empresas do lucro real e presumido desde2014 não entregam mais  a DIPJ devido ao SPED Fiscal, essa declaração agora é feita na pela ECF.

Enfim, tem algum local ou site que pode me ajudar a me inserir com segurança e
retomar minha carreira de contabilista? No passado tive comércio, consegui
fazer tudo, também com muito esforço e cuidado.   

O Sebrae oferece alguns cursos e o Sescon também. É bom para atualizar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.