x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 2.472

Conta de compensação

Glaucia  Oliveira

Glaucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 13:28

Boa tarde, prezados, estou precisando muito de auxilio, tenho um plano de contas que vai ate o Grau 6, o qual e conta de resultado, porem preciso criar uma conta de compensação para controle de material de terceiro que recebo para industrialização, como devo proceder?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 18:04

Boa tarde !
Contas de compensação nao existem mais, sugiro voce controlar essas remessas dentro do grupo de estoques, na conta Estoques de Terceiros em Nosso Poder, contra uma conta de passivo circulante de mesmo nome.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Glaucia  Oliveira

Glaucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 13:29

Boa tarde, 

Desculpe minha ignorância, mas se eu controlar estas remessas na conta de estoque de terceiros não ira alterar meu  ativo e passivo,? e como contabilmente eu iria lançar estas notas de remessa para industrialização ou mesmo remessa para conserto?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 14:18

Boa tarde !
O intuito é esse mesmo, valorizar o ativo e o passivo, mesmo sendo remessas  -  essência sobre a forma.
Pegamos um exemplo:  Se a sua empresa recebe uma remessa de insumos para industrialização e por algum motivo, que não seja o próprio processo industrial, houver uma perda parcial ou total desses insumos, sua empresa terá que ressarcir o cliente desse valor, correto?
Portanto, assim que sua empresa recebe esse insumo ela adquiri também a obrigação de devolver esse insumo, devendo constar no balanço, o mesmo raciocino vale para as contas de estoques, pois a empresa possui material físico que não consta de seu balanço.
A contabilização se dará pelas NF´s de remessa e retorno.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Glaucia  Oliveira

Glaucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 14:50

Boa tarde, 

Vamos lá ver se eu entendi, ao receber essas remessas sou responsável,  então caso ocorra algo faço o ressarcimento meu cliente, por isso a movimentação no meu balanço, ? Nossa, se for isso mesmo, o senhor deu uma luz enorme, 

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 15:42

Glaucia,
É isso mesmo, quando a remessa entra na sua empresa, cria-se a obrigação, por isso deve registrar no balanço.
Espero ter ajudado.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Glaucia  Oliveira

Glaucia Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2021 | 08:05

Bom dia. Anderson, 

Posso abusar um pouco mais dos seus conhecimentos, as contas de estoque de terceiros que irei criar no Plano de Conta,  posso  seguir a sequencia da numeração do meu estoque,  por exemplo e 1.1.5.01.001.0001 Estoque de Matéria Prima, e coloco como Estoque de Terceiros 1.1.5.02.001.0001,  - Ou crio uma conta  1.9.2.01.001.0001, ou isso não interferia ?

Obrigada

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Sexta-Feira | 29 janeiro 2021 | 08:17

Bom dia Glaucia !
Voce deve seguir a sequencia do seu grupo de Estoques, pois a conta Estoque de Terceiros em Nosso Poder deve totalizar no grupo Estoques, quando da elaboração do Balanço Patrimonial.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.