x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 53.375

Apuração IR e CSLL - Norma Contábil IFRS 16 CPC 06 - Arrendamento de Aluguel - Base de Cálcu

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2 , Aprendiz
há 4 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 16:17

Apuração IR e CSLL Lucro real

Estamos com dúvidas na contabilização do referente ao Arrendamento de Aluguel ( CPC 06 – IFRS 16)

Informações:

Mudanças

O arrendamento passou a ser provisionado de acordo com o contrato de aluguel;

Valor de Aluguel foi trazido a valor presente;

De acordo com a nova norma passou a ser um ativo de Direito de Uso, sendo amortizado de acordo com o prazo do contrato;

Exemplo de Contabilização:

Contrato de Aluguel: 10 Anos – 120 Meses
Valor pagamento Mensal: 640.000,00
Valor a ser provisionado: 78.800.000,00 (de acordo com prazo do contrato)
Valor Presente: 16.293.885,46 (Conta de Juros a Transcorrer)
Direito de Uso: 60.506.114,54 (Ativo Imobilizado)

Contabilização:

Provisão do Aluguel

D – 60.506.114,54    Direito de Uso  (Ativo Imobilizado)
C – 60.506.114,54    Arrendamento a Pagar (Passivo Circulante)
D – 16.293.885,46    (-)Encargos Juros de Arrendamento (Passivo Circulante) Conta redutora do Passivo.
C - 16.293.885,46   Arrendamento a Pagar (Passivo Circulante)

Pagamento do Aluguel

D – 640.000,00       Arrendamento a Pagar (Passivo Circulante)
C -   640.000,00      Caixa/Banco        (Ativo Circulante)

Amortização/Depreciação no mês

D – 504.217,62 Depreciação (Conta de Despesa)
C-   504.217,62  (-) Depreciação Acumulada (Redutora do AtivoI mobilizado)

Apropriação dos Juros 

D- 249.103,67  -Despesa Com Juros (Conta de Resultado)
C- 249.103,67  (-) Encargos Juros de Arrendamento (Passivo Circulante) Conta redutora do Passivo.

Como faremos para calcular o IR e a CSLL

1.      Se meu aluguel é 640.000,00 mensal e eu acredito que é esse valor que devo colocar como despesa.

2.      O valor 249.103,67 da Despesas com Juros  (que se refere ao valor presente) ele não deve entrar para as minhas bases de cálculos?

3.      O valor de 504.217,62  depreciação (que se refere ao direito de uso)ele não deve entrar para as minhas bases de cálculos?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 4 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 17:56

Boa tarde !
A contabilização esta correta, na apuração voce deverá adicionar as despesas de depreciação e juros  e excluir o valor do aluguel pago, com isso voce tira todos os efeitos da norma.
Voce deverá criar contas especificas para cada operação, visando a melhor apuração na ECF.

Att.
Anderson Kolera Silva
ansilva@ciamuller.com.br
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Thais

Thais

há 4 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 11:16

Olá, Anderson! Tudo bem?

Poderia me auxiliar, fiquei com dúvida referente a Exclusão no LALUR!

1.      Se meu aluguel é 640.000,00 mensal e eu acredito que é esse valor que devo colocar como despesa. (Teremos que EXCLUIR no LALUR) Certo?

Como você faz na sua apuração?  Como vou vincular  a conta contábil para os parâmetros de para  o lançamento entrar na exclusão no LALUR, pois não existe mais a conta de Despesa com Aluguel, você tem que fazer a apuração editada/manual? Só faço essa exclusão no LALUR, Insiro o valor do aluguel?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

há 4 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 15:57

Boa tarde, tudo bem !
A forma que encontramos aqui foi criar uma conta redutora e passar tudo pelo resultado, fazendo as adições e exclusões diretamente pelas respectivas contas:
D - despesas de aluguel - valor integral do aluguel
C - (-) alugueis - bens direito de uso - baixa do passivo de arrendamento
D - depreciação - bens direito de uso - depreciação linear do direito de uso
D - juros s/passivo de arrendamento - baixa do juros contido no passivo de arrendamento

Att.
Anderson Kolera Silva
ansilva@ciamuller.com.br
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
Thais

Thais

há 4 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 10:52

Anderson, bom dia!

Obrigada pelas informações, foram muito importantes para a conclusão dos nossos entendimentos.

Agora estamos na parte de vincular os códigos referentes as contas de resultado para as Adições e Exclusão para o Lalur, quais são os códigos que se enquadram para as seguintes contas:

Eu analisei a TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO,  e cheguei a esses códigos que eu acredito que mais se enquadram a sem utilizados, porém como não tenho muita experiência, preferi verificar outras opiniões sobre. 

Depreciação com Direito de Uso (Despesa) - Adicionar ao Lalur

ADIÇÃO -  TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO
228 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - depreciação, amortização e exaustão
228.05 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - depreciação, amortização e exaustão apropriado como custo de produção
228.10 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro

Juros S/Passivo de Arrendamento (Despesa) Adicionar ao Lalur
ADIÇÃO -  TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO
230 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária
230.05 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - Contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro

Aluguel (Despesa de Aluguel) Excluir do LALUR
EXCLUSÕES - TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO
308.01 (-) Arrendamento mercantil - PJ arrendatária 
308.05 (-) Arrendamento mercantil - PJ arrendadora - contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro
308.15 (-) Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

há 4 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 11:05

bom dia !
estão corretos, porém se voce optar por lançar a despesa de aluguel no resultado e utilizar uma conta redutora para eliminar o efeito essa conta redutora que deverá ser excluída.

Att.
Anderson Kolera Silva
ansilva@ciamuller.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: