x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 43.720

Apuração IR e CSLL - Norma Contábil IFRS 16 CPC 06 - Arrendamento de Aluguel - Base de Cálcu

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 16:17

Apuração IR e CSLL Lucro real

Estamos com dúvidas na contabilização do referente ao Arrendamento de Aluguel ( CPC 06 – IFRS 16)

Informações:

Mudanças

O arrendamento passou a ser provisionado de acordo com o contrato de aluguel;

Valor de Aluguel foi trazido a valor presente;

De acordo com a nova norma passou a ser um ativo de Direito de Uso, sendo amortizado de acordo com o prazo do contrato;

Exemplo de Contabilização:

Contrato de Aluguel: 10 Anos – 120 Meses
Valor pagamento Mensal: 640.000,00
Valor a ser provisionado: 78.800.000,00 (de acordo com prazo do contrato)
Valor Presente: 16.293.885,46 (Conta de Juros a Transcorrer)
Direito de Uso: 60.506.114,54 (Ativo Imobilizado)

Contabilização:

Provisão do Aluguel

D – 60.506.114,54    Direito de Uso  (Ativo Imobilizado)
C – 60.506.114,54    Arrendamento a Pagar (Passivo Circulante)
D – 16.293.885,46    (-)Encargos Juros de Arrendamento (Passivo Circulante) Conta redutora do Passivo.
C - 16.293.885,46   Arrendamento a Pagar (Passivo Circulante)

Pagamento do Aluguel

D – 640.000,00       Arrendamento a Pagar (Passivo Circulante)
C -   640.000,00      Caixa/Banco        (Ativo Circulante)

Amortização/Depreciação no mês

D – 504.217,62 Depreciação (Conta de Despesa)
C-   504.217,62  (-) Depreciação Acumulada (Redutora do AtivoI mobilizado)

Apropriação dos Juros 

D- 249.103,67  -Despesa Com Juros (Conta de Resultado)
C- 249.103,67  (-) Encargos Juros de Arrendamento (Passivo Circulante) Conta redutora do Passivo.
 
Como faremos para calcular o IR e a CSLL
 
1.      Se meu aluguel é 640.000,00 mensal e eu acredito que é esse valor que devo colocar como despesa.
 
2.      O valor 249.103,67 da Despesas com Juros  (que se refere ao valor presente) ele não deve entrar para as minhas bases de cálculos?
 
3.      O valor de 504.217,62  depreciação (que se refere ao direito de uso)ele não deve entrar para as minhas bases de cálculos?

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2021 | 17:56

Boa tarde !
A contabilização esta correta, na apuração voce deverá adicionar as despesas de depreciação e juros  e excluir o valor do aluguel pago, com isso voce tira todos os efeitos da norma.
Voce deverá criar contas especificas para cada operação, visando a melhor apuração na ECF.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 11:16

Olá, Anderson! Tudo bem?

Poderia me auxiliar, fiquei com dúvida referente a Exclusão no LALUR!

1.      Se meu aluguel é 640.000,00 mensal e eu acredito que é esse valor que devo colocar como despesa. (Teremos que EXCLUIR no LALUR) Certo?

Como você faz na sua apuração?  Como vou vincular  a conta contábil para os parâmetros de para  o lançamento entrar na exclusão no LALUR, pois não existe mais a conta de Despesa com Aluguel, você tem que fazer a apuração editada/manual? Só faço essa exclusão no LALUR, Insiro o valor do aluguel?
 

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Quinta-Feira | 4 março 2021 | 15:57

Boa tarde, tudo bem !
A forma que encontramos aqui foi criar uma conta redutora e passar tudo pelo resultado, fazendo as adições e exclusões diretamente pelas respectivas contas:
D - despesas de aluguel - valor integral do aluguel
C - (-) alugueis - bens direito de uso - baixa do passivo de arrendamento
D - depreciação - bens direito de uso - depreciação linear do direito de uso
D - juros s/passivo de arrendamento - baixa do juros contido no passivo de arrendamento

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2, Aprendiz
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 10:52

Anderson, bom dia!

Obrigada pelas informações, foram muito importantes para a conclusão dos nossos entendimentos.

Agora estamos na parte de vincular os códigos referentes as contas de resultado para as Adições e Exclusão para o Lalur, quais são os códigos que se enquadram para as seguintes contas:

Eu analisei a TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO,  e cheguei a esses códigos que eu acredito que mais se enquadram a sem utilizados, porém como não tenho muita experiência, preferi verificar outras opiniões sobre. 

Depreciação com Direito de Uso (Despesa) - Adicionar ao Lalur

ADIÇÃO -  TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO
228 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - depreciação, amortização e exaustão
228.05 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - depreciação, amortização e exaustão apropriado como custo de produção
228.10 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro

Juros S/Passivo de Arrendamento (Despesa) Adicionar ao Lalur
ADIÇÃO -  TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO
230 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária
230.05 Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - Contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro

Aluguel (Despesa de Aluguel) Excluir do LALUR
EXCLUSÕES - TABELA DE ADIÇÕES AO LUCRO LÍQUIDO
308.01 (-) Arrendamento mercantil - PJ arrendatária 
308.05 (-) Arrendamento mercantil - PJ arrendadora - contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro
308.15 (-) Arrendamento mercantil - PJ arrendatária - contrato não tipificado como arrendamento mercantil financeiro

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 3 anos Sexta-Feira | 5 março 2021 | 11:05

bom dia !
estão corretos, porém se voce optar por lançar a despesa de aluguel no resultado e utilizar uma conta redutora para eliminar o efeito essa conta redutora que deverá ser excluída.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.