x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.391

Contabilização Ticket Alimentação

Vêh Martins

Vêh Martins

Iniciante DIVISÃO 4 , Revisor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 11:22

Bom dia!

Tenho uma empresa que fornece vale refeição aos funcionários. Porém, o pagamento do boleto referente ao benefício + a taxa de recarga é pago antecipadamente. A administradora gera o boleto para pagamento no dia 30 do mês corrente e emite a nota no dia 01º do mês seguinte. Alguém tem caso parecido? Minhas outras empresas que possuem o vale refeição pagam o boleto após a emissão da nota e desconto em folha, dando super certo. Porém, esse caso específico não fecha. 

Agradeço a ajuda desde já.

Verlaine

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 13:33

Vêh,

No pagamento do boleto faça o registro em conta de "despesas pagas antecipadamente" no ativo. No mês em que há o uso dos tíquetes o valor do ativo é baixado contra despesa ou custo. 

Vêh Martins

Vêh Martins

Iniciante DIVISÃO 4 , Revisor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2021 | 14:34

Edmar, 

E com relação à nota fiscal? Nas empresas onde há a emissão da NF antes do boleto, contabilizamos da seguinte maneira:  

OBS: Valores para mera ilustração do caso. 

- Desconto em folha: Salários a pagar x Adiantamento de fornecedores ( R$ 200,00)
- Nota emitida: Adiantamento de fornecedores x Ticket Alimentação a Pagar  (R$ 3.000,00)
- Boleto Pago: Ticket Alimentação a Pagar x Caixa ou Banco (R$ 3.000,00)
- Despesas do vale refeição: Despesas Ticket alimentação x Adiantamento de fornecedores. (R$ 2.800,00)

Nessa situação, ativo e passivo fecham perfeitamente. Na situação em que estou em dúvida, o boleto é pago antecipadamente, onde o lançamento acima não pode ser feito. Lançando o boleto em adiantamento, o lançamento da Nota fiscal deve ser feito de outra forma, senão a conta não vai fechar. 

Entendeu o impasse que me deparei? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade