x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.280

Atividade Imobiliária

Mauricio Santos de Miranda

Mauricio Santos de Miranda

Iniciante DIVISÃO 2 , Consultor(a) Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 9 abril 2010 | 17:32

Reconhecimento de receita de atividade imobiliária.

Estou trabalhando em um projeto imobiliário( projeções financeiras) e estou utilizando como metodologia de reconhecimento de receita o sistema POC, ou seja, as receitas são reconhecidas a medida que os custos orçados ocorrem. Minha dúvida é a seguinte:

Quando a velocidade de recebimento de vendas é maior que o reconhecimento segundo esta metodologia, estou lançando a diferença como uma conta de passivo "Adiantamento de Clientes". Quando a velocidade de recebimento é menor devo lançar em uma conta de ativo, pois é um direito que a empresa tem a receber. Que conta seria esta? Imóveis a comercializar?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 09:15

Bom dia Mauricio,

No mesmo conceito apresentado por você, se é "um direito que a empresa tem a receber" a conta deveria ser "Clientes" ou "Promitentes compradores" se a aquisição já foi contratada e ainda não houve pagamentos.

A conta "Imóveis a Comercializar" indica os estoques de imóveis ainda não comercializados, portanto não há a realização do direito a receber.

Confesso desconhecer o referido sistema POC, mas atrelar o reconhecimento das receitas à realização dos custos orçados, é no mínimo estranho.

...

Mauricio Santos de Miranda

Mauricio Santos de Miranda

Iniciante DIVISÃO 2 , Consultor(a) Financeiro
há 15 anos Domingo | 11 abril 2010 | 18:32

Obrigado Saulo,

Esta não é muito a minha área, por isso a dúvida

Nas vendas de unidades não concluídas, o resultado é apropriado com base nos seguintes critérios:
(i) as receitas de vendas, os custos de terrenos e de construção inerentes às respectivas incorporações são apropriadas ao resultado utilizando-se o método do percentual de conclusão de cada empreendimento, sendo esse percentual mensurado em razão do custo incorrido em relação ao custo total orçado dos respectivos empreendimentos.

Como estou trabalhando com projeções o realizado torna-se igual ao realizado, por premissa.

Na realidade, isto ocorre no período em que já há construção mas ainda não ocorreu a venda e a empresa tem um direito que será a comercialização das unidades já iniciadas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade