x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 142

ICMS DO SIMPLES NACIONAL

ADRIANO GOMES DA SILVA

Adriano Gomes da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2021 | 11:13

Bom dia! Meus caros colegas.

Estou com duvida referente ao simples nacional.

O que causa o simples nacional não dar permissçao a credito? 

faço escrituração de diversas notas e 99% não gera permissão, poderiam me explicar ?

será que tem algum embasamento legal sobre isso?

obrigado mais uma vez

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2021 | 13:04

Adriano Gomes da Silva, boa tarde.

Ao contrário do que você falou, é possível a uma Pessoa Jurídica não optante pelo Simples Nacional apropriar créditos de ICMS incidente sobre as operações de aquisição conforme o § 1º do Art. 58 da Resolução CGSN nº 140/2018, veja:

Art. 58. [...]

§ 1º As pessoas jurídicas e aquelas a elas equiparadas pela legislação tributária, não optantes pelo Simples Nacional, terão direito ao crédito correspondente ao ICMS incidente sobre as suas aquisições de mercadorias de ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, desde que destinadas à comercialização ou à industrialização e observado, como limite, o ICMS efetivamente devido pelas optantes pelo Simples Nacional em relação a essas aquisições, aplicando-se o disposto nos arts. 60 a 62. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 23, §§ 1º e 6º)

Att,

Consultor Tributário e Contábil
Contador - CRC GO nº 24.586/5-O

e-mail: luizmauriciodealmeida@gmail.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: