x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.312

CONTABILIZAÇÃO DE SCP PRESTADORA DE SERVIÇOS

Marcelo C SIlva

Marcelo C Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 8 fevereiro 2021 | 11:17

Bom dia!

Gostaria de obter auxilio dos colegas, para que eu possa entender como é o procedimento de contabilização de uma SCP prestadora de serviços e se a mesma está obrigada ao MEP.

Possuímos uma empresa cliente (Lucro Presumido) , que presta serviços de recuperação judicial de contribuições previdenciárias. Para isso ela se associa a Pessoas Físicas ou Jurídicas, por meio de contratos de SCP e essas Pessoas Físicas ou Jurídicas (Sócios Participantes - Lucro Presumido) são quem apresentam os clientes para a Ostensiva, para a realização dos serviços de recuperação de créditos.
Acontece que as Notas Fiscais emitidas são em nome da Ostensiva, o recebimento é realizado pela conta da Ostensiva, os impostos são pagos pelo CNPJ da Ostensiva e os lucros apurados e distribuídos são pagos pela Ostensiva.

Criei um plano de contas único, separei as contas para indicar o que é da Ostensiva e o que é das SCP´s, cadastrei SCP por SCP;

Primeiro apurei as receitas e impostos das SCP´s, depois somente da Ostensiva e suas despesas.

Como as SCP não tem conta corrente própria e sim tudo é realizado pela conta da Ostensiva, só consigo ver a baixa dos recebimentos quando consolido as informações.

Preciso de ajuda dos colegas para saber se há algo para acertar ou acrescentar, pois terei que enviar ECD e ECF individuais...

Agradeço desde já

Luciana Mioreli

Luciana Mioreli

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 28 dezembro 2021 | 19:54

Boa noite Marcelo.
Estou com um caso parecido com o seu e estou confusa em relação à receita da SCP.
No meu caso é uma Academia que é sócia ostensiva de 5 SCPs, essas SCPs entraram com recursos financeiros (investidores) para o desenvolvimento da academia. Se as notas fiscais são emitidas pela Ostensiva, como vou reconhecer receita nessas SCPs? Como separar o faturamento total entre elas?
Estou muito confusa.
Agradeço desde já.

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 28 dezembro 2021 | 21:00

Marcelo/Luciana,

Você deve tratar cada SCP na contabilidade da ostensiva como se fosse um devedor/credor separado, lançando ali as contrapartidas da respectivas movimentações bancárias vinculadas.

E na SCP você fará o contrário e, por óbvio, os saldos devem bater.

Também é importante que os documentos identifiquem a SCP a que se refere. A nota fiscal será emitida pela ostensiva, mas deverá conter indicação que se refere a SCP e ser contabilizada exclusivamente na receita da SCP em contrapartida às contas mencionadas.

Eurus

Luciana Mioreli

Luciana Mioreli

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2022 | 20:42

Boa noite Eurus, agradeço seu retorno, mas ainda tenho dúvidas.

Exemplo: A Academia (empresa investida) vai emitir as notas para registrar seu faturamento mensal, exemplo: 300,000,00, como vou separar esse faturamento entre as 5 SCPs  para fazer a apuração dos impostos de cada uma, já que a atividade não é desenvolvida pelas SCPs? Não dá pra especificar que essa ou aquela nota é faturamento da SCP....
Poderia somente fazer a distribuição dos lucros apurados na empresa investida (Academia) para as SCPs?

Marcelo C SIlva

Marcelo C Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Sábado | 10 setembro 2022 | 12:36

Boa tarde Luciana!

Aqui na Contabilidade, montei uma planilha, para controlar essa questão, pois, cada SCP possui uma carteira de clientes e a Ostensiva nos informa quais clientes são respectivos as indicadoras (SCP). Não lançamos em nosso sistema contábil-fiscal, pois , não está preparado para trabalhar com SCP. 

O interessante é que você tenha esta informação fornecida pela Ostensiva:
SCP 01 - Cliente A
             - Cliente B
SCP 02 - Cliente D
             - Cliente J
SCP 03 - Cliente L
             - Cliente S
e assim por diante. Ao baixar as notas de prestação de serviço aos clientes, pelo nome você poderá identificar a que SCP pertence.
Espero ter contribuído.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.