x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 670

Emprestimo para compra de equipamento

elenice leme

Elenice Leme

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 15 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 19:59

Sou sócia quotista de uma empresa, onde fiz um empréstimo para compra de um equipamento, devido a empresa ser nova no mercado, ocorre que além do empréstimo, entreguei mais 10 cheques para pagamento do equipamento. Ocorre que mensalmente (50 meses) além de pagar as prestações, ainda tenho os cheques, como acabei ficando zerada financeiramente, é possível a empresa pagar esses cheques e no caso, quando o outro sócio fizer as retiradas dos lucros eu descontar esses pagamentos?
Se eu aportei um valor X e o financiamento total ficou em Y os juros desse emprestimo sou eu quem tem que pagar ou a empresa?
Esse valor foi lançado como aporte que eu fiz para empresa.
Um dos sócios pode fazer retirada de pro-labore, sem que o outro não faça, por conta dessa situação?
Obrigada

Marcelo Adelino

Marcelo Adelino

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 23:03

Elenice,

Vamos por partes:

1º O Empréstimo foi no seu nome ? Os cheques são da empresa ou são seus particular?

Digamos que sim ! Neste caso você poderá aumentar seu capital inserindo essa máquina, sendo que o pagamento será efetivado por você sem nenhuma obrigação da empresa.

Caso a resposta seja, Não ! Neste caso todos os sócios respondem solidariamente ao pagamento dessa obrigação, caso não tenha capital, os sócios ou hum deles poderão celebrar um contrato de mútuo (tipo de empréstimo que o sócio faz em favor da empresa) onde neste caso a empresa deverá pagar ao sócio mensalmente, trimestralmente, anualmnete, enfim depende do que for acordado no contrato, neste caso não tem nada a ver com Pró-Labore, onde o Pró - labore é uma remuneração paga ou creditada aos sócios, diretores ou administradores da empresa, inclusive os membros do conselho de administração e os titulares das empresas individuais, em retribuição ao seu trabalho, só isso.

2º Quanto aos juros depende de quem realizou o empréstimo.

Espero ter lhe ajudado.

Marcelo Adelino

Marcelo Adelino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade