Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 191

Transmissao ECD

Adilson Affonso

Adilson Affonso

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 14 fevereiro 2021 | 14:52

Boa tarde
Estou fazendo a geração do arquivo txt para o Sped Contábil, mas estou com uma dúvida inquietante sobre o plano de contas referencial.
Realmente é necessário fazer o relacionamento das contas de meu plano com aquelas do plano referencial?
Se sim, encontrei bastante dificuldade em relacionar a conta lucros do período entre outras.
Estou perguntando porque há uma opção no meu sistema em que marcado ele não gera o registro I051 que refere-se ao plano referencial.
De qualquer modo, não marquei essa opção e gerei o arquivo, que foi reconhecido sem erros e nem advertências pelo Sped.
Alguém pode comentar um pouco mais sobre isso?

Adilson Affonso
Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 11:09

Bom dia Adilson

Esse registro não é obrigatório na ECD, ja na ECF ele se faz necessário, quando for fazer a ECF ele exige a recuperacao da ECD, deve tomar o cuidado ao RECUPERAR a ECD em NÃO marcar o campo que fala em UTILIZAR DADOS DA ECD conforme print https://prnt.sc/zm0564 .

No mais seria isso a utilização desse registro!

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619
Adilson Affonso

Adilson Affonso

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 11:19

Caríssimo José Carlos, obrigado pela sua colaboração.
Nesse caso não sendo obrigatório devo então desconsiderar marcar ou não a opção "gerar registro I051"?
Digo isso "desconsiderar marcar ou não" porque independentemente se marco ou não, depois da importação, os valores dos demonstrativos conferem com aqueles registrados em meu sistema. Ou seja, nada afeta.
Ah, lembrando que é uma empresa que não está obrigada à ECF. Então assim tá ainda mais tranquilo, correto?

Abraço e obg

Adilson Affonso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.