x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.249

Cronologia da escrituração contábil

Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2 , Engenheiro(a) Sistemas
há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 12:11

Caro amigos,

Estou com um dúvida que quero compartilhar com os senhores. Estou desenvolvendo um pequeno sistema contábil e estou com a seguinte dilema em relação a cronologia da escrituração. O sistema é orientado ao atual quadro que se instala no nosso pais com relação a atual forma de contratação de PJs, ou seja, pessoas que abrem empresas para prestar serviços, sendo para um cliente ou vários.

A minha dúvida é a seguinte; ao final de um exercício contábil temos que apurar o resultado e fazer a distribuição dos lucros, visto que normalmente este tipo de empresa distribui todo o seu lucro líquido ao final do exercício, tendo somente as depesas básicas e não havendo custo operacional.

Neste cenário quando fazemos a apuração do lucro e posterior distribuição o que ocorre é que no balanço ao final do ano não aparece o lucro apurado, visto que ele foi completamente distribuído. No meu caso faço a apuração e a distribuição no último dia do ano, sendo assim o meu balanço não reflete o lucro, somente aparecendo no DRE.

Outro ponto é quando vou zerar o saldo das contas de resultado. Neste ponto o balancete de verificação fica errado visto que os saldo das contas está com valor 0. Sendo assim o que faço é não zerar as contas, porque se o faço no último dia do ano fico sem saldo nas contas.

Como posso fazer no sistema que os demonstrativos referenciem datas, qual a sugestão dos colegas em relação a isso?

P.S. acho que não fui bem claro..rsrs caso queiram mais informações perguntem ai...

Abraços.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 08:31

Bom dia Marcelo,

Considerando o caso exposto por você, em que a empresa é prestadora de serviços (sem muitas variantes) a contabilidade é básica, você tem completo controle e pode determinar com segurança se a empresa vai (ou não) apurar lucros, tenha em conta que:

Desde que a empresa possa provar via Balanços ou Balancete de Verificação que apurou lucros no período, pode distribuí-los por antecipação. A antecipação no caso se dá em relação ao lucro anual e a distribuição está vinculada a algumas "exigências" tais como a de primeiramente absorver eventuais prejuízos acumulados, não estar em dábito com a Fazenda Nacional e ou com a Previdência Social, observar a proporção que cabe à cada sócio, ter disponibilidades, acobertar a operação com documentação idônea, etc.

Distribuição Antecipada
O registro contábil da distribuição antecipada de lucros se dá levando-se o valor distribuído a débito da conta "Antecipação de Lucros" e a crédito da conta "Caixa ou "Bancos Conta Movimento".

Apuração do Resultado
Final do Exercício. Todos as operações efetivamente contabilizadas. Você precisa agora elaborar a apuração do resultado de suas atividades. É sabido que de modo geral a diferença entre as receitas e as despesas e custos, se positiva significa que a empresa apurou lucros, se negativa, prejuízos.

Face a isto crie uma conta denominada "Resultado do Exercício". Nela vamos apurar a tal diferença entre as Receitas, Custos e Despesas. Para tanto, debite individualmente cada conta do grupo de Receitas e credite a conta "Resultado do Exercício". Em seguida credite individualmente cada conta dos grupos de Despesas e Custos e debite a conta "Resultado do Exercício".

O saldo credor final da conta "Resultados do Exercício" representa o total dos lucros apurados no período de Janeiro a Dezembro. Entretanto, parte deste lucro você já distribuiu por antecipação no decorrer do ano e deve agora reconhecer o fato e zerar a conta "Antecipação de Lucros". Para isto debite a conta "Resultado do Exercício" e credite a conta "Antecipação de Lucros" pelo valor do saldo que nesta conta estava.

Destinação dos lucros
Após esta última diminuição, o saldo que restar na conta "Resultado do Exercício" representa os lucros ainda não distribuídos para os quais você deve dar destinação.

Se pretender aumentar o Capital Social com tais lucros, debite a conta "Resultado do Exercício" e credite a conta "Reservas para Aumento de Capital", se pretende distribuí-los futuramente, credite a conta "Lucros a Distribuir".

Não entenda a extensão da resposta diferente da intenção de detalhar, ainda que de maneira simplista, o roteiro solicitado por você.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: