x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.385

juros nao recebidos duplicatas

Selma Lima

Selma Lima

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 12:53

Ola!

Tenho uma situacao sobre juros ativos que estou com duvidas..

Tenho uma duplicata no valor de R$ 1.000,00 que esta em aberto no duplicatas a receber so que o cliente nao pagou em dias, entao esta com juros de R$100,00. Se o cliente pagar o total de R$ 1.100,00 o lançamento ficara dessa forma:

D-Cx------1.100,00
C- Duplicatas----1.000,00
C-Juros Ativos---100,00

E se o cliente nao pagar o juros de R$ 100,00 como faço contabilmente? ja que ele nao esta provisionado.

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Administrativo
há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 14:17

Ola Selma..

No meu entendimento você deve lançar conforme o ocorrido de FATO!

Você deve partir sempre pelo que aconteceu:

Exemplo - 1
Digamos que você tenha recebido a duplicata com o juros e que tenha sido em dinheiro, sendo assim o seu exemplo esta correto!
D-Cx--------------1.100,00
C- Duplicatas-----1.000,00
C-Juros Ativos--- 100,00

Exemplo - 2
Digamos que você tenha recebido APENAS o valor da duplicata, sendo assim você não tem que contabilizar nada de juros.

D-Cx.................1.000,00
C-Duplicatas......1.000,00

Obs. a conta juros ativos é uma conta de resultado você só vai usar lançar alguma coisa nela quando você tiver recebido algum juros ativos, logo se não recebeu então não lança...

Selma espero que tenha te ajudado, caso não seja exatamente isso que você queria saber, entre em contato ok...estou a sua disposição

sds
joao luiz

Selma Lima

Selma Lima

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 14:38

Ola Joao Luiz!!

Eu entendi sua explicacao mais minha duvida é que no contas a receber gerou um juros de R$ 100,00 e o que deve ser feito com esse valor se o cliente diz que nao vai pagar??? pq enquanto ele nao paga ele fica bloqueado no sistema devendo a empresa..

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 15:38

Selma

So confirma se foi isso que aconteceu?

o sistema gerou um lançamento um valor de 1.100,00 sendo 1.000,0 ref. duplicata e 100,00 ref. juros, certo ?

Se for isso oque vc pode fazer é uma lançamento de estorno, para anular o lançamento do juros

CONSIDERANDO QUE O SISTEMA TENHA FEITO ASSIM:
D-Cx--------------1.100,00
C- Duplicatas-----1.000,00
C-Juros Ativos--- 100,00

PARA ANULAR OS 100,00, FAÇA O SEGUINTE:
D - Juros Ativos...........100,00
C - CX..........................100,00

Desta forma apos os lançamentos os saldos das contas vao ficar assim:
Duplicatas a receber...... 0,00
Caixa...........................1.000,00
Juros ativos.................. 0,00

Veja se te ajudou, qualquer dúvida favor entrar em contato

sds
joao luiz

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

há 15 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 17:17

Olhe neste caso em faria assim:

Uma coisa é o sistema financeiro outro é contabil, quando o cliente pagar e conforme ele pagar eu vejo como ficou na contabilidade caso seja necessario eu faria o estorno do valor, derepente pode ser que a duplicata do cliente esta em aberto e o sistema mostra o valor do dia ou seja o valor que ele deveria pagar, entretanto a realidade é outro, pois uma coisa é oque o sistema quer outra coisa é oque aconteceu....

Obs. existe situação que o cliente deve 1.000,00 e ele pode um motivo ou outro diz assim eu nao tenho condição de pagar tudo isso posso pagar apenas 900,00, as vezes se sujeitamos em receber uma valor que muitas vezes é menor doque o cliente deve...ai eu tenho que contabilizar da forma correta....reconhecendo um prejuizo de 100,00....

RESUMIDO SE PREOCUPE COM O QUE REALMENTE ACONTECE E OQUE O SISTEMA ESTA FAZENDO, VC TEM ADEQUAR O SISTEMA / LANÇAMENTO AO QUE REALEMENTE ACONTECEU OK

SDS
JOAO LUIZ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade