x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.230

Encerramento de empresa com dívida e transferência de dívida para os sócios

Luiz Gustavo Sousa Silva

Luiz Gustavo Sousa Silva

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 16:33

Boa tarde caros colegas!

Comecei a trabalhar com a contabilidade propriamente dita recentemente e tem algumas situações que ainda me geram dúvidas.

Preciso efetuar uma baixa de uma empresa que possui empréstimo em aberto com outra empresa, estas situações que acontecem com empresas do mesmo grupo.

Posso transferir o saldo do empréstimos a pagar para os sócios conforme a proporção de cada no capital social? Como faço este lançamento? Este lançamento eu realizado no levantamento do balanço de encerramento da empresa?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 16:48

Luiz,
Pode-se ceder os direitos e deveres do contrato de mútuo aos sócios e depois extinguir a sociedade, como também, fazê-la no distrato social, onde os sócios assumem, na proporção das suas cotas, já que são responsáveis pelo ativo e passivo remanescente.

Luiz Gustavo Sousa Silva

Luiz Gustavo Sousa Silva

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2021 | 18:30

Pode-se ceder os direitos e deveres do contrato de mútuo aos sócios e depois extinguir a sociedade, como também, fazê-la no distrato social, onde os sócios assumem, na proporção das suas cotas, já que são responsáveis pelo ativo e passivo remanescente.


Boa tarde João Jr.

Entendi, mas na contabilidade, no balancete eu devo lançar o saldo restante do empréstimo já no nome dos sócios?

Luiz Gustavo Sousa Silva

Luiz Gustavo Sousa Silva

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 3 anos Domingo | 21 fevereiro 2021 | 14:20

Boa tarde amigos!

Estou encerrando uma empresa que possui uma dívida de empréstimos com outra empresa. No caso do encerramento devo transferir esta dívida para os sócios na proporção da participação no capital social?

Empréstimo a Pagar Para Empresa X: 100.000,00
Sócia A: 50% do capital
Sócia B: 50% do capital

D - Empréstimo Empresa X: 100.000,00
C - Sócia A: 50.000,00
C - Sócia B: 50.000,00
Histórico: Valor que se transfere ref dívida destinada a sócia A/B (apuração de haveres empresa X).

Seria este o lançamento correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.