x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 80

Como iniciar Livro Caixa de autônomo

Silvia Martinato

Silvia Martinato

Iniciante DIVISÃO 1, Artesão(ã)
há 3 anos Quinta-Feira | 25 fevereiro 2021 | 10:42

Olá, pessoal, há dias tenho procurado por esta resposta, mas infelizmente não a encontro em nenhum lugar.

É o seguinte, sou funcionária pública, mas iniciei uma atividade como artesã em papelaria personalizada em minha casa (alugada). Vendo através de um site específico de artesanato (Elo7) e todas as vendas tem vínculo do meu CPF. Por este motivo e pelo valor que tenho recebido fui orientada a ter Livro Caixa a fim de facilitar o preenchimento do Carnê-Leão e conseguir abater alguns gastos que tenho (1/5 do aluguel, internet, luz, condomínio, materiais de consumo, etc.), além claro, de justificar os ganhos.

Minha dúvida é a seguinte:
Já tinha a maioria dos maquinários (computador, plotter, impressora...) antes de iniciar esta atividade. Coloquei parte do meu salário para comprar os primeiros materiais (papéis, cola, etc.), então como devo iniciar o Livro Caixa? Qual valor deveria inserir como inicial (seria R$0 e em seguida inserir o valor que investi ou seria direto o valor que investi? E como é descrito esse valor investido?). Comprei o livro Caixa no modelo DEVE/HAVER.

Outra dúvida é se de alguma forma devo inserir nesse livro Caixa o valor dos equipamentos que já tinha. Este mês coloquei mais um dinheiro meu a fim de comprar um móvel e um computador novo para atender melhor minha atividade e não sei se a venda do computador antigo deve ser inserida também.
Tenho tudo bem descrito e todas as notas fiscais, mas não faço ideia de como iniciar este documento para que futuramente eu não tenha problemas com a Receita Federal.

Muito obrigada a quem puder me auxiliar!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.